Relatos históricos mostram que a musculação, ou uma atividade bastante semelhante a ela, já era praticada na cidade de Olímpia, há 600 a.C. Historiadores também acreditam que pesos eram utilizados em treinamentos no antigo Egito, há mais de 4.500 anos.
As esculturas da Grécia Antiga indicam o levantamento de pesos, e nos Jogos Olímpicos existiu um atleta chamado Milon de Croton, que era discípulo de Pitágoras e que havia sido seis vezes campeão em levantamento de peso. Diante disso, podemos dizer que Milon de Croton foi o grande pioneiro da prática da musculação na história da humanidade.
De acordo com relatos, Milon também foi um dos primeiros atletas do mundo a se preocupar com a suplementação alimentar. Ele comia 9 kg de carne por dia para manter os músculos. Uma estátua de Milo de Croton está exposta no Museu do Louvre, em Paris.
A musculação moderna começou a se desenvolver em 1901, em Londres. Nesse ano, a Inglaterra foi sede da competição do “Físico mais Fabuloso do Mundo”, que contou com 156 atletas participantes. O vencedor do concurso foi Willian Murray.
O fisiculturismo e o halterofilismo surgiram no final do século XIX. Os pioneiros dessas atividades foram Louis Attila, Eugen Sandow e Charles Samson.
Eugene Sandow pode, inclusive, ser considerado o primeiro personal trainer de musculação da história, pois foi professor particular dos reis Eduardo VII e George V, da Inglaterra. Hoje, Sandow é considerado um dos grandes nomes de todos os tempos na Musculação.
Outro importante pioneiro na musculação foi o canadense Josef Weider, responsável pelo sucesso do moderno treinamento com pesos praticado no mundo todo.