Entre os presídios mais seguros do mundo podemos destacar o Supermax, localizado no Colorado, Estados Unidos. A prisão foi inaugurada em 1994 para receber os bandidos mais violentos dos Estados Unidos.
Os prisioneiros não têm contato um com o outro e passam 22 horas por dia confinados em solitárias.
Uma outra prisão que foi considerada super segura durante muitos anos é Alcatraz, também nos Estados Unidos. Esta foi considerada a prisão mais segura do mundo por causa de sua localização e regras. Alcatraz foi prisão de segurança máxima durante 30 anos e nunca nenhum preso conseguiu fugir de lá.
Na Bolívia, a cidade de San Pedro tem uma prisão modelo, onde os prisioneiros pagam aluguel pela cela, trabalham e recebem esposas e filhos.
Na Noruega, a penitenciária Halden Fengsel, inaugurada em 2010 e localizada no sudeste do país, também está entre os presídios mais seguros do mundo. Com capacidade para receber 248 detentos, a prisão é considerada de luxo.
O Japão também é conhecido por ter os presídios mais seguros do mundo. Por lá, não existe superlotação, drogas ou armas dentro das prisões.
No Brasil, o presídio mais seguro foi inaugurado em Mossoró. Lá, 208 dos principais criminosos do país vivem.
O presídio federal de Mossoró conta com o mais moderno sistema de segurança do Brasil, reconhecido mundialmente. São 260 câmeras de segurança.