É possível entrar em vários países com fins de turismo sem a necessidade de visto. Para algumas pessoas que possuem o visto norte-americano, a entrada em outras nações acaba facilitada. Isso porque os países entendem que o processo de obtenção do visto para os Estados Unidos já é bastante exigente.
No entanto, é importante ressaltar que nem todos os países permitirão a entrada de uma pessoa pelo simples fato dela possuir visto norte-americano, tendo em vista que cada país possui uma legislação diferenciada.
Recentemente, o México baixou uma resolução autorizando os portadores de visto americano de turismo a entrarem no país sem visto mexicano. Assim, é possível afirmar que ter o visto americano torna mais fácil a emissão do visto para outros países.
No Canadá, por exemplo, os europeus conseguem entrar com visto americano, mas os brasileiros precisam do visto canadense.
Bahamas, Porto Rico e República Dominicana aceitam o visto norte-americano. Vale lembrar que, no caso dos brasileiros, é possível viajar pela maioria dos países do mundo sem a exigência de visto de entrada. Em quase todos os países da Europa, por exemplo, a entrada e permanência é livre de visto para as pessoas que ficam entre 60 e 90 dias.