Você já parou para pensar em qual seria a diferença entre a neve o granizo? Por que temos chuva com granizo em várias regiões do Brasil, mas não temos neve?
A resposta é simples. Na essência, neve e grazino são a mesma coisa, ou seja, ambos são água congelada. A diferença é que a neve é formada a uma temperatura de -1 C, num processo gradual, em que a água se cristaliza lentamente. Já no granizo, o congelamento é mais rápido, o que leva à formação de pedras de gelo que têm de 0,5 a 5 centímetros de diâmetro.
Nas nuvens mais frias, que se encontram abaixo de zero grau, as gotículas de água se congelam e formam cristais de gelo. Esses cristais começam a cair quando ficam muito pesados para continuarem dentro das nuvens. Quando eles começam a cair, eles se juntam às gotículas de água e não derretem no percurso até o solo. Dessa maneira, temos o grazino.
A neve também começa sua formação dentro das nuvens frias. Nessa situação, os cristais de gelo se unem e não derretem até chegar ao solo.
A neve pode ser úmida ou seca. A neve úmida tem flocos grandes e se forma em temperatura quase zero. Já a neve seca se forma em temperaturas muito abaixo de zero.