O Sonic é um dos mais carismáticos e populares personagens de jogos de videogame. Nascido na década de 90 para combater a popularidade de Mario, recentemente descobrimos novos detalhes sobre como foi o processo de criação.
Durante a última Game Developers Conference 2018 dois de seus criadores, o designer nível Hirokazu Yasuhara e designer de personagens Naoto Oshima fizeram uma revisão da origem do ouriço azul e revelou uma história que até agora poucas pessoas sabiam. Você sabia que o Sonic é inspirado em um personagem inventado na II Guerra Mundial?
A empresa Sega escolheu o Sonic como um novo animal de estimação com o objetivo de “lutar” contra a Nintendo. Assim, os criadores do personagem tiveram que se armar com argumentos. Primeiro, eles apostaram em um ouriço como protagonista (as outras opções eram um homem com bigode, um tatu ou um cachorro). Então eles pintaram de azul para combinar com a cor da empresa. E finalmente, eles projetaram um personagem que era fácil de reconhecer e ser desenhado por crianças. No entanto, o que mais chamou a atenção é a história de fundo que foi criada para torná-lo mais atraente.
Como revelado por Yasuhara e Oshima durante o evento, Sonic foi inspirado por um piloto que participou da Segunda Guerra Mundial era conhecido como “The Hedgehog” pelo seu amor de voar em altas velocidades. O apelido se tornou tão popular que o piloto acabou desenhando um ouriço no nariz de seu avião e bordando-o com sua jaqueta de aviador. Mais tarde, o piloto se casou com uma mulher que se dedicava à literatura infantil. A autora transformou a história de seu marido em um conto sobre um ouriço que corria muito rápido. E precisamente o videogame Sonic the Hedgehog que foi lançado para o Mega Drive seria a história contada naquele livro.
Embora nos jogos não haja nenhum sinal dessa história, ela serviu como argumento para a Sega dar luz verde aos jogos do Sonic e, incidentalmente, tornar seu mascote um sucesso mundial.