Tudo começou quando a Eberhard Anheuser, em meados do século XIX, fazia sucesso fabricando sabão e velas, em St. Luis, no Missouri, Estados Unidos. No ano de 1859, ele acabou financiando um empréstimo bancário para uma cervejaria do bairro, de nome The Bavarian Brewery, que teve como seu idealizador, George Schneider, que a criou em 1852.
No ano seguinte, a cervejaria faliu novamente, mas dessa vez, ao invés de fazerem um empréstimo para a quitação das dívidas, a Anheuser, junto com o seu sócio, William O’Dench, compraram os interesses dos credores minoritários, evitando que a cervejaria fechasse de vez. Assim sendo, eles reorganizaram a empresa, retomaram a produção e colocaram um novo nome: E. Anheuser & Company.
A sociedade
No ano de 1857, chegava aos Estados Unidos, um jovem de 18 anos, chamado Adolphus Busch, para se juntar aos seus três irmãos, em St. Louis. Um dos seus irmãos fundou a John B. Busch Brewing Company, em Washington, Missouri. Mas o Adolphus não quis firmar parceria com ele e firmou uma parceria com a Ernst Wattenberg, para que pudessem vender suprimentos de cerveja.
Foi através dessa parceria que Adolphus conheceu a sua esposa, que veria o seu pai se tornar sócio do seu esposo, anos depois. Adolphus se casou com Lily Anheuser em 1861 e no ano de 1865, as duas cervejarias se fundiram, com ambos os donos sendo parceiros igualitários.
A cervejaria Budweiser
No ano de 1876, Busch, junto com o seu amigo, Carl Conrad, que importada bebidas alcóolicas, criaram uma cerveja, no estilo da “Bohemian”. A inspiração que tiveram foi em uma viagem à região da Boêmia, onde as cervejas que eram criadas recebiam o batismo do nome da cidade, acrescido do sufixo “er”. Um exemplo é a cerveja fabricada em Plzen, que recebia o nome de Plzner ou Pilsner.
Busch e Conrad visitaram outra cidade, que ficava 10 quilômetros dessa, que era famosa graças às suas cervejarias: Bömische Budweis, que a partir do ano de 1918, passou a ser chamada de Ceske Budejovice, que é fabricada na cidade de mesmo nome, que foi fundada pelo rei Premys II Otakar, em 1245, recebendo o nome de Budiwoyz.
O nome alemão da cidade é Budweis. O nome Budweiser é um locativo, que significa “Budweis”.
Crédito: Google Maps
As receitas da cerveja de Budweis foram levadas para todos os cantos do mundo e, no final do ano de 1800, milhares de cervejarias produziam as cervejas chamadas Budweiser. Miller e Schiltz produziram Budweisers, mas como o nome teve uma forte associação à Anheuser-Busch, eles pararam de fabricar. Nos Estados Unidos, o último produtor da Budweiser foi a DuBois Brewing, que encerrou a sua fabricação somente no fim dos anos 70.
Bud
Busch e Conrad levaram a Budweiser Lager Beer para St. Louis, sendo fabricada pela Associação de Cervejeiros da E. Anheuser Co., e engarrafada e distribuída por Carl Conrad.
No ano de 1879, a empresa de Anheuser passou a se chamar Anheuser-Busch Brewing Association, onde, no ano seguinte, Adolphus se tornou presidente, ocupando essa posição por 33 anos.
Anheuser-Busch Brewing Association
No dia 24 de janeiro de 1883, a Anheuser-Busch Brewing Association conseguiu o direito de engarrafar e vender a Budweiser nos Estados Unidos. No ano de 1919, outra mudança de nome da empresa, passando a se chamar Anheuser-Busch, permanecendo até hoje esse nome.