Históricas

Qual foi o papa mais jovem que já existiu?

O papa mais jovem da história do catolicismo foi o Papa João XII. Ele foi eleito em 16 de Dezembro de 955, quando tinha apenas 18 anos de idade, por imposição de seu pai, o Duque de Spoleto.

Segundo registros, além de ter sido o papa mais jovem da igreja, ele ficou marcado por ter sido também o pior pontífice de todos os tempos.

João XII nasceu em Roma, na Itália. Ele sucedeu o Papa Agapito II.

Inexperiente e considerado libertino, criminoso e sanguinário, o Papa João XII é lembrado por ter vivido uma vida imoral e inadequada para a função.

ANÚNCIOS

Ele foi deposto do papado pelo imperador germânico Otto, que o substituiu na cadeira papal por Leão VIII (963-964).

João XII foi o papa de número 131 e faleceu assassinado em 14 de maio de 964.

Leia abaixo uma descrição retirada do livro “A História Secreta dos Papas” sobre a vida de João XII:

ANÚNCIOS

“Dormiu com as prostitutas de seu pai e chegou ao cúmulo de manter relações com sua própria mãe. João XII também presenteava suas amantes com cálices de ouro, verdadeiras relíquias sagradas da igreja de São Pedro. Ele ainda cegou um cardeal e castrou outro, causando sua morte. Apoderava-se das oferendas feitas pelos peregrinos para apostar em jogos. Nessas seções de jogatina, o próprio papa costumava evocar os deuses pagãos para ter sorte ao arremessar os dados. As mulheres eram advertidas a se manterem longe de São João de Latrão, ou de qualquer outro lugar frequentado pelo papa, pois ele estava sempre a procura de novas conquistas. Após pouco tempo, os romanos estavam tão furiosos com tais atitudes que o papa começou a temer por sua vida. Sendo assim, resolveu saquear a igreja de São Pedro e fugir para Tívoli, a 27 quilômetros de Roma”.

Entre outros crimes, João XII teria castrado um de seus cardeais, cegado outro, e torturado desafetos.

João XII causou muitos problemas ao papado e ao Vaticano. O papa encontrou a morte pelas mãos do marido de uma de suas amantes. O homem traído teria acertado uma martelada na cabeça do papa.

Juliana Miranda do SitedeCuriosidades.com.

Sobre o Autor