Os estereótipos são aquelas definições ou imagens prontas que todos os seres humanos têm em sua mente. Este tipo de comportamento pode ser definido como um pré conceito, ou algo que pensamos por senso comum.
Conheça os estereótipos mais famosos do mundo:
1 – Toureiros usam capas vermelhas – Ao pensar num toureiro espanhol, todo mundo imagina um homem segurando uma capa vermelha. Na verdade, os toureiros usam capas de várias cores, como azul, dourado e verde.
2 – Presidiário com roupa listrada – Nenhum presidiário do mundo usa roupas listradas em preto e branco. Essa imagem é clássica por causa dos filmes e desenhos.
3 – Loira burra – Ainda existe o pré conceito de que toda loira é burra. Essa ideia nasceu da história de Mademoiselle Rosalie Duthé, uma mulher francesa que demorava muito para responder perguntas. Essa loira se tornou personagem do dramaturgo Landrin, que dizia que a loira ficava se fazendo de burra.
4 – Policiais e rosquinhas – Um estereótipo dos filmes norte-americanos diz que todo policial gosta de comer rosquinhas.
5 – Ratos e queijos – As pessoas pensam que os ratos amam queijo. Essa história se espalhou por que nos tempos remotos os queijos eram mal armazenados e acabavam devorados pelos ratos.
6 – Os Brasileiros – A maior parte dos estrangeiros pensa que no Brasil os índios andam pelados pelas ruas, que as pessoas vivem em florestas ou em favelas, e que o país é centrado apenas no carnaval, no futebol e nas mulheres gostosas.
7 – Franceses não gostam de falar inglês – Todo mundo espalha a mentira de que os franceses se recusam a falar inglês com os turistas e que eles são muito mal educados e grosseiros.
8 – Indianos gostam de meditação – As pessoas ainda acreditam que todo indiano pratica meditação e ioga.
9 – Russos bebem demais – Corre pelo mundo a notícia de que os russos bebem muito. Na verdade, eles ocupam o terceiro lugar na lista dos países que consomem mais bebidas alcoólicas.
10 – Europeus não gostam de banho – Essa história pode até ser verdadeira, mas não se aplica a todos os cidadãos europeus. Na França, por exemplo, apenas 20% da população dispensa o banho diário.