Hoje, utilizamos computadores portáteis o tempo todo. Temos nossos tablets e netbooks à disposição nos trens, metrôs, ônibus, nos parques e onde mais quisermos. Mas como surgiram os computadores portáteis?
O primeiro modelo de notebook foi inventado em 1981, por Adam Osborne, considerado o pioneiro dos computadores portáteis. A invenção de Osborne ficou conhecida como o primeiro computador totalmente portátil da história.
A máquina tinha tela de 5”, pesava aproximadamente 12 kg e cabia embaixo do banco de um avião. O aparelho recebeu o nome de Osborne 1 e vendeu cerca de 10 mil exemplares.
Depois disso, já no ano de 1982, a Compaq lançou o primeiro computador portátil compatível com o IBM PC, que na época era a referência em desktops. O computador chegou ao mercado custando U$ 3.500,00.
Em 85, chegou ao mercado o TRS-80, da Radio Shack, que foi o primeiro notebook dobrável, como os modelos que utilizamos hoje em dia.
Em 1989, a Apple lançou o Macintosh Portable.
Depois de 1990, esse modelo se tornou popular, agradando os consumidores com sua capacidade de memória, monitores coloridos e, claro, a possibilidade de transporte fácil e prático.
Em 1994, chegou ao mercado o primeiro notebook com drive de CD; e em 1997, os computadores portáteis também já contavam com drive para leitura de DVDs.