As Bandeiras Nacionais são os maiores símbolos das pátrias e marcam presença em eventos oficiais e em diversas ocasiões importantes. Um exemplo disso foi a abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, onde todas as delegações entraram com suas bandeiras nacionais.
Segundo a história, a bandeira mais antiga já encontrada remonta ao terceiro milênio a.C, no atual Irã. Essa bandeira era feita de bronze e sua finalidade era dar às pessoas informações sobre batalhas.
As bandeiras nacionais têm formato retangular e representam cada país, estabelecendo forte ligação patriótica com os cidadãos. O símbolo representa a história de cada nação.
Confira abaixo 10 bandeiras nacionais e seus significados:
1. Brasil – A bandeira brasileira foi criada por decreto em 19 de novembro de 1889, exatamente quatro dias depois da Proclamação da República (15 de novembro de 1889). A bandeira foi idealizada por Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares.
Nossa bandeira é formada por um retângulo verde, um losango amarelo, um círculo azul e 27 estrelas brancas, que representam os 26 Estados e o Distrito Federal. Outro marco da bandeira nacional do Brasil é a faixa branca, onde está escrito “Ordem e Progresso”.
A bandeira tem diversos simbolismos. A cor verde representa as matas, o amarelo equivale à riqueza mineral, o azul é o céu brasileiro, e o branco é a paz. A frase “Ordem e Progresso” é positivista, criada com inspiração em Auguste Comte, filósofo francês.
2. França – A bandeira francesa é a maior fonte de inspiração para outras bandeiras nacionais. Ela é formada por três faixas verticais e tem perfil tricolor, com as cores vermelho, branco e azul.
A bandeira francesa decorre da Revolução Francesa, ocorrida em 1789. A cor branca da bandeira está fortemente ligada com a monarquia e lembra a heroína Joana D’Arc, que viveu durante os anos 1400 e usou uma bandeira branca em suas batalhas contra os ingleses.
3. Holanda – A bandeira holandesa também é tricolor. Ela é muito antiga e remonta ao tempo de Carlos Magno, durante o século IX. A bandeira foi oficialmente alterada em 1630, estabelecendo a marcante cor laranja deste símbolo nacional.
4. Palestina – A bandeira da Palestina apresenta uma notável semelhança com a bandeira original da revolta árabe contra o domínio Otomano, fato histórico que ocorreu no final da Primeira Guerra Mundial. A bandeira é composta pelas cores pan-árabes, com perfil tricolor palestino, três faixas horizontais e um triângulo vermelho.
5. Coreia do Sul – A bandeira da Coreia do Sul foi adotada em 1949, mas existe desde o início dos anos 1880. Essa bandeira é conhecida como Taegukki, que significa “grandes extremos.” A bandeira tem um predomínio da cor branca, simbolizando a paz e a pureza.
6. Venezuela – A bandeira venezuelana nos remete à Guerra da Independência do país (1810-1823) contra o Império Espanhol. As cores e o design utilizados são atribuídos a Francisco de Miranda, que tentou sem sucesso libertar a Venezuela em 1806. A modificação mais recente da bandeira aconteceu em 2006, quando uma estrela adicional foi colocada em memória do herói Simón Bolívar.
7. Reino Unido – Conhecida como Union Jack, a bandeira do Reino Unido é composta pelas bandeiras individuais da Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte. A Irlanda só foi incluída no Reino Unido em 1801. Sendo assim, a bandeira atual só ficou completa depois deste ano.
8. Dinamarca – A bandeira dinamarquesa é a bandeira mais antiga ainda em uso atualmente. Um projeto simples, representado por uma cruz em um campo retangular, o símbolo nacional da Dinamarca emprega a cor branca para representar a honestidade e a paz, enquanto o vermelho significa coragem, bravura e força.
9. Estados Unidos – A bandeira da nação mais poderosa do mundo tem sua origem na Revolução Americana. As 13 colônias originais dos Estados Unidos são representadas por listras vermelhas e brancas. A bandeira tem um total de 50 estrelas, representando os estados do país.
10. Nepal – A bandeira do Nepal é a única no mundo a não ter quatro lados. Ela é formada por dois triângulos que se cruzam. A cor vermelha representa a flor nacional do Nepal. A borda azul da bandeira simboliza a paz. O símbolo nacional foi adotado em 1962.