Ciências

5 benefícios da pipoca para a saúde que você não sabia

Rápida, barata, simples e saborosa, a pipoca é aquele aperitivo que nunca falta na casa do brasileiro. Seja para um lanchinho na madrugada, ou para acompanhar um filme, trata-se de algo que a maioria das pessoas gosta.

O que nem todo mundo sabe é que a pipoca, na realidade, tem uma série de benefícios para o organismo. Muitas pessoas até acreditam que se trata de um aperitivo ruim para a saúde, mas é exatamente o contrário.

Uma primeira vantagem da pipoca é que, em comparação com outros aperitivos, ganha de lavada em vários quesitos. A pipoca oferece antioxidantes, vitaminas, fibras e um baixo teor de calorias, especialmente quando feita apenas no calor.

SISTEMA DIGESTIVO

Talvez você não saiba, mas a pipoca ajuda no funcionamento do sistema digestivo. Quando ingerida, ela estimula os movimentos peristálticos e também a produção de suco gástrico, por manter em sua composição o endosperma, o gérmen e o farelo. Por consequência, a ingestão de pipoca também previne contra a prisão de ventre.

ANÚNCIOS

BOA CONTRA A DIABETES

Quem tem diabetes sabe que nem sempre é fácil encontrar lanches seguros. A pipoca, por natureza, é uma boa opção para isso já que não gera grandes reações do organismo na produção de glicose.

A ingestão da pipoca acaba retardando a produção de glicose a partir dos carboidratos, então controla absorção de açúcar pelo organismo. Assim, trata-se de um lanche que evita os picos glicêmicos.

PROTEGE O SISTEMA CARDIOVASCULAR

ANÚNCIOS

Outro ponto benéfico da pipoca é o controle do colesterol. O excesso de colesterol no sangue pode gerar obstruções, conhecidas como placas de gordura, que tem consequências devastadoras: derrame e infarto, por exemplo.

A pipoca é um alimento seguro para quem sofre de problemas no colesterol, porque ajuda no controle do colesterol no sangue. Rico em fibras e com propriedades antioxidantes, a pipoca ajuda na prevenção das placas de gordura, que criam obstruções nas artérias e levam a problemas ainda maiores.

A pipoca ainda possui vitamina B3, que ajuda no metabolismo das gorduras, o que contribui para a devida absorção do colesterol bom, o HDL.

AJUDA NA DA PELE

A pipoca é rica em antioxidantes, em particular o polifenóis, que atua diretamente no combate ao efeito do chamado estresse oxidativo. Esse problema gera muitos transtornos a pele, principalmente. Trata-se do processo de destruição do colágeno, ao qual todos somos sujeitos, mas em algumas pessoas acaba acontecendo de forma mais violenta.

Os polifenóis também agem no controle da queda de cabelo e previne contra o surgimento de manchas na pele.

ATUA CONTRA DOENÇAS DEGENERATIVAS

A pipoca, esse alimento simpático e aparentemente simples, também ajuda contra doenças degenerativas e até mesmo o câncer. Como? Graças a presença de antioxidantes e fibras.

É válido dizer que esses componentes estão presentes principalmente naquelas casquinhas da pipoca, sabe? Aquelas partes incomodas que prendem no dente, na gengiva e até mesmo na garganta.

Fazer pipoca com o mínimo de gordura e sal possíveis também ajuda bastante na manutenção de todas as suas propriedades benéficas, então evite ao máximo encher a pipoca de manteiga e sal.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]