O Museu Nacional da Dinamarca é uma importante instituição do país. Localizado em Copenhague, o museu tem atrações e mostras bastante curiosas e inusitadas. São várias as coisas estranhas que um visitante pode aprender neste museu.
Vale ressaltar que este museu está localizado em uma mansão do século XVIII. O local conta com diversas coleções de artefatos da pré-história dinamarquesa e da Idade Média, além de antiguidades do Oriente Médio, coleções de moedas e medalhas e uma mostra especialmente preparada para as crianças.
Vamos apresentar aqui algumas dessas experiências verdadeiramente únicas que o visitante pode ter no Museu Nacional da Dinamarca.
Confira as exibições peculiares do museu:
1 – Sereias são reais
O Museu Nacional da Dinamarca apresenta uma exibição com um suposto esqueleto de uma sereia. Chamado de sereia de Haraldskaer, o esqueleto teria sido descoberto por um fazendeiro.
2 – Vikings realmente usavam chapéus com chifres
O museu diz que aquelas fotos de vikings que usavam grandes capacetes com chifres são clichês, mas elas representam a verdade do passado. O museu tem alguns desses capacetes em exibição.
Leia: Curiosidades sobre os Vikings
3 – O âmbar vem do sol
De acordo com o museu, o âmbar vem dos raios solares solidificados, que atingem o solo durante tempestades solares. A exposição diz que, na verdade, as joias feitas de pedaços de âmbar apresentadas ao público foram criadas há 3.200 anos, quando uma tempestade solar atingiu alguns túmulos antigos. A narração ainda diz que essas joias foram usadas em cerimônias antigas.
A descrição diz que ela provavelmente foi um membro do ramo asiático da família das sereias. De acordo com a narrativa, a sereia de Haraldskaer tinha cerca de 18 anos de idade, longos cabelos grossos e afiados dentes caninos.
Leia: Tempestades solares e a ejeção de massa coronal
4 – O ouro vem da chuva mágica
Outra exibição informativa do museu dinamarquês explica que, enquanto o âmbar é formado, quando os raios do sol atingem a Terra, ocorre também uma chuva de ouro. Segundo o museu, isso não tem ocorrido muito nos dias de hoje, possivelmente por causa da progressão do capitalismo ocidental.
Leia: Top 10 das coisas mais loucas e estranhas que já caíram do céu
5 – Os pântanos são os melhores embalsamadores
A atração mais famosa do Museu Nacional da Dinamarca é a exibição dos famosos pântanos da Dinamarca. Eles datam da Idade do Ferro, nos primeiros séculos aC. O museu relata que muitas pessoas teriam sido sacrificadas por deuses e depois afundadas em turfeiras de musgo nestes pântanos.
Fonte: Travelling Boomer
Veja também: