A ejeção de massa coronal foi acompanhada pelos cientistas. Trata-se de uma tempestade solar monitorada desde sua origem até envolver a Terra. O filme feito pela NASA mostra uma ejeção de massa coronal inchando-se até se transformar em um muro de plasma e então recobrindo a Terra.
As ejeções de massa coronal são muito grandes. Ela é uma nuvem de plasma solar, com bilhões de toneladas, lançadas por explosões solares.
Quando uma nuvem dessas atinge a Terra, formam-se auroras boreais. Se uma nuvem dessas for muito forte, pode então causar tempestades solares carregadas de radiação. Essas tempestades são capazes de afetar o funcionamento de satélites, redes de energia e outros equipamentos de comunicação.
Os cientistas já conseguem prever quando uma ejeção vai atingir nosso planeta. Isso acontece através de uma sonda espacial que se chama STEREO. Ela fez o filme da ejeção de massa coronal. Para tal feito, a sonda estava localizada a cerca de 100 milhões de quilômetros da Terra. Isso proporcionou uma visão privilegiada para registrar o evento da natureza solar.
Veja o vídeo:
Juliana Miranda – Equipe do SitedeCuriosidades.com