Cotidiano

6 motivos que talvez expliquem porquê seu pé é gelado

A temperatura do corpo é um mistério para a maioria das pessoas. Embora todo mundo saiba o que é uma temperatura preocupantemente baixa, ou alta, a maioria de nós tem pouco ou nenhum conhecimento sobre como a temperatura do corpo de fato funciona. Enquanto boa parte das pessoas não tem nenhuma preocupação com isso, outras sofrem com algumas características bem específicas. Todo mundo conhece alguém que tem os pés gelados, que não abre mão de um par de meias e, as vezes, chega a precisar de mais do que apenas um.

Esse tipo de característica não chega a ser rara e a maioria das pessoas não chega a levar tão a sério, como sinais clínicos. No entanto, em alguns casos, a temperatura baixa dos pés, que são uma das extremidades do corpo, acaba sendo sim sintoma de algo.

Esses são alguns problemas que o “pé gelado” pode sinalizar:

Doença de Raynaud

Em geral, este problema não chega a criar maiores complicações, mas é um caso clínico. Pessoas com essa condição sofre com o estreitamento das artérias, em momentos de tensão, ou frio intenso. A consequência disso é a redução da corrente sanguíneas, que pode levar a redução da temperatura nos pés, além de formigamento nas mãos e pés. Em geral, não requer maiores cuidados; no entanto, em casos mais graves, um médico pode recomendar o uso de medicamentos.

ANÚNCIOS

Hipotireoidismo

A tireoide é responsável por produzir hormônios que regulam uma série de funções no corpo. No hipotiroidismo, esses hormônios são produzidos de forma insuficiente e isso gera uma série de desequilíbrios. A condição é descoberta por meio de exames de sangue. O médico pode suspeitar do problema com a avaliação dos sintomas. Geralmente, o problema é tratado com reposição hormonal.

Anemia

A anemia é caracterizada pela redução de glóbulos vermelhos no sangue e, dentre outros efeitos, causa a redução da oxigenação. A redução do fluxo de oxigênio no corpo pode levar a muitos sintomas que incluem pés e mãos geladas, fraqueza, tontura, cansaço, dor de cabeça e muitos outros.

Sequelas neurais em diabéticos

Existe uma condição chamada neuropatia diabética periférica que pode atingir, claro, diabéticos e causar alguns transtornos. Alguns dos sintomas mais comuns são frio, formigamento, dormência nos pés e nas mãos. Em geral, os pacientes são encorajados a se manter em acompanhamento médico. Para o controle dos sintomas, o acompanhamento médico é indispensável, assim como a adoção de uma rotina de exercícios.

Outras neuropatias

ANÚNCIOS

A diabetes não é a única condição de saúde que pode levar a neuropatias. Esse tipo de problema de saúde gera sintomas que podem ser muito complexos e, em alguns casos, envolve a redução da temperatura dos pés.

Tabagismo

O tabagismo é conhecidamente um problema que pode gerar múltiplos problemas de saúde  ou, em muitos casos, te tornar mais vulnerável a eles. Um dos problemas que o tabagismo pode causar é o prejuízo a circulação sanguínea que, por sua vez, reduz a oxigenação e, consequentemente, pode levar ao resfriamento das extremidades do corpo, o que incluiu os pés.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]