Ciências

A Antimatéria pesa mais que a matéria?

Os cientistas David Cassidy e Allen Mills, da Universidade da Califórnia, trabalham para criar uma espécie de versão da antimatéria da experiência da queda da maça, realizada por Isaac Newton. Para isso, eles utilizarão átomos de positrônio.

O objetivo dos cientistas é descobrir se antimatéria e a matéria realmente se comportam da mesma forma, como afirmam estudos da física atual.

A física sugere que as duas deveriam ter sido criadas em quantidades iguais no Big Bang. Mas até que ponto isso é verdade? Será que a antimatéria é mais pesada que a matéria?

Em 2011, cientistas conseguiram comprovar com precisão que a massa do antipróton é idêntica à sua contraparte visível, o próton. O resultado mostra que existe simetria entre as massas das partículas de matéria e antimatéria. Mas se é assim, porque o universo não apresenta antimatéria na mesma proporção da matéria?

Algumas incertezas ainda rondam essas pesquisas.

A antimatéria é invisível, pois seus átomos se desfazem em contato com qualquer quantidade infinitesimal de matéria, deixando apenas um rastro de energia e gerando outras partículas.

O átomo de antimatéria possui um antipróton de carga negativa envolto por pósitrons, que são como os elétrons, mas com carga positiva. A antimatéria seria, então, uma versão espelhada da matéria, preservando todas suas características, mas com sentido contrário. Assim, pelo princípio da simetria entre a matéria e a antimatéria, elas teriam o mesmo peso.

Juliana Miranda, Equipe do SitedeCuriosidades.com.

Sobre o Autor

Juliana Miranda

Redatora curiosa e criativa, escrevo textos que instigam a mente, conectam ideias e despertam o interesse pelo conhecimento