O termo helicóptero negro faz parte de uma série de teorias da conspiração nos Estados Unidos. O conceito teria surgido como uma referência ao movimento de milícias dos Estados Unidos na década de 1990. O nome pertence a uma suposta aquisição militar conspiratória que teria vigorado no país norte-americano.
Rumores do período davam conta de que as Nações Unidas patrulhavam os Estados Unidos com helicópteros negros não identificados. O conceito também teve origem no fato de que muitas agências governamentais e corporações usavam helicópteros de cor escura em suas atividades.
Esse mesmo termo também esteve associado a diversas teorias conspiratórias em geral, como casos de perseguição ou de espionagem contra os Estados Unidos. Confira algumas histórias envolvendo os helicópteros negros!
O que os norte-americanos falam sobre os helicópteros negros?
É possível que a ideia sobre os helicópteros negros tenha se originado no livro de Hal Lindsey, The Late, Grande Planeta Terra, publicado em 1970 e popular entre os teóricos da conspiração. Lindsey teorizou que criaturas semelhantes a gafanhotos eram, na verdade, helicópteros.
Jim Keith escreveu dois livros sobre o assunto, Helicópteros Negros Sobre a América: Strikeforce para a Nova Ordem Mundial (1995), e Black Helicopters II: A Estratégia do Jogo Final (1998).
A atenção da mídia aos helicópteros negros aumentou em fevereiro de 1995, quando Helen Chenoweth, representante republicana do norte de Idaho, denunciou que agentes federais armados estavam pousando helicópteros pretos em propriedades de fazendeiros de Idaho para fazer cumprir a Lei de Espécies em Perigo.
A John Birch Society publicou um artigo no “The New American” detalhando que a existência da aeronave secreta era, em grande parte, produto de possíveis erros visuais. As explicações a seguir foram fornecidas por várias organizações e especialistas, incluindo agências governamentais, sobre os supostos helicópteros negros:
Pelo menos alguns avistamentos de helicópteros pretos foram, muito provavelmente, helicópteros em exercícios ou missões. Alguns deles foram pilotados por unidades da Guarda Nacional do Exército.
A US Customs and Border Protection opera uma dúzia de helicópteros pretos e dourados UH-60 Black Hawk. Os militares americanos de fato operam helicópteros pintados em preto, particularmente o Pave Low, que foi otimizado para inserção furtiva de longo alcance e extração de pessoal, incluindo busca e resgate.
No início da década de 1970, a CIA operou dois helicópteros Hughes 500P pretos no Vietnã, para fazer chamadas telefônicas. Os vôos de teste começaram em Culver City, Califórnia, em 1971. O veículo era conhecido por sua baixa emissão de ruído e recebeu o apelido de “O Silencioso”.
O Exército dos Estados Unidos também realiza regularmente exercícios e missões operacionais no espaço aéreo americano. Alguns desses exercícios ocorrem em cidades densamente povoadas, incluindo Los Angeles, Nova York, Detroit, São Francisco, Oakland, Chicago e Washington, DC. A maioria das missões operacionais é incumbida da interdição de narcóticos no sudoeste americano e nas proximidades da Flórida e de Porto Rico. Estes helicópteros também são pintados na cor preta.
Imagens dos helicópteros negros durante e/ou depois dos avistamentos de OVNIs
Ative as legendas
Muitos relatos afirmam que os helicópteros negros são usados para intimidar quem presenciou algum avistamento ou teve algum grau de contato extraterrestre. Veja:
Veja também: