No ano de 1897, o empresário austríaco Emil Jellinek viajou da sua casa, na cidade de Nice, na França, até Cannstatt, Alemanha, tudo isso para comprar um carro da fábrica Daimler. Após a compra do veículo e ter retornado à sua casa, o carro que havia adquirido, um Daimler Phoenix, modelo esportivo, causou tanta surpresa e admiração nas pessoas que ele decidiu entrar numa competição de corrida local, batizando o nome do seu possante de Mercedes, numa homenagem à sua filha de 9 anos de idade.
Ao notar que o veículo fazia bastante sucesso e que poderia render bons investimentos, Jellinek adquiriu mais 36 modelos do veículo e, além disso, garantiu a franquia para ser o único vendedor do veículo em diversos outros países. Vendo o sucesso que estava acontecendo e sendo convencido pelo Emil sobre o potencial de vendo que os veículos tinham, o seu dono, Gottlieb Daimler também concordou em vender os veículos com o nome de Mercedes.
Emil Jellinek e sua filha Mercedes Jellinek
Mercedes-Simplex 40 PS (1902)
O nome comercial de Mercedes só foi registrado após a morte do dono dos veículos, Daimler, em 1900. Com a sua morte, um desenho que ele havia feito em homenagem a sua esposa, num cartão postal, acabou se tornando a marca registrada do veículo. Trata-se de uma estrela de três pontas, que simboliza o crescimento do negócio para os transportes terrestre, marítimo e aéreo.
Para o Karl Benz, era simples escolher um nome para o seu carro: seu próprio nome foi escolhido para representar uma roda dentada, mostrando a solidez das suas obras de engenharia em Mannhein. Mais tarde, a roda dentada se transformou numa coroa de laurel.
O tempo passou e o sucesso com a venda dos carros só aumentava e, com isso, após o término da Primeira Guerra Mundial, as duas empresas de carros, Daimler e Benz foram trabalhando mais próximas, fazendo anúncios dos seus veículos num mesmo cartaz. No ano de 1926, as duas empresas resolveram se fundir, tornando uma só, o que resultou na combinação da coroa de louro com a estrela de três pontas, fazendo delas juntas, a marca comercial da empresa.
Embora suas empresas tenham sido fundidas, os dois proprietários das montadoras, tanto o Gottlieb Daimler e o Karl Benz, nunca chegaram a se conhecer, apesar de viverem separados por apenas 100 quilômetros um do outro.
Gottlieb Daimler
Gottlieb Daimler faleceu em 1990 e Karl Benz veio a falecer apenas em 1929.
Karl Benz
Acontecimentos na ordem cronológica
- – Em 1883, Karl Benz (1844-1929) fundou a sua companhia, a Benz & Co, junto com Max Rose e Friedrich Wilhelm Esslinger.
- – Em 1885, a primeira motocicleta movida a gasolina foi lançada, a Daimler Reitwagen.
- – Em 1886, a Daimler apresenta a primeira caminhonete do mundo.
- – Em 1890, Gottlieb Daimler (1834-1900) fundou a companhia Daimler Motoren Gesellschaft (DMG). Com isso, apresentou a primeira motocicleta, o primeiro caminhão e o primeiro taxi do mundo.
- – Em 1897, foi lançado o primeiro taxi motorizado do mundo. Ele foi entregue ao empresário de transporte de Stuttgart, Friedrich Greiner, que iniciou com a companhia de taxi motorizado no mundo.
Assista:
Confira o canal no youtube do Museu da Mercedes-Benz:
Youtube/Mercedes-Benz
Veja também: