O LHC (sigla para [Large Hadron Collider] – ou gigantesco colisor de hadrões) localizado na fronteira entre a Suíça e a França, é o maior acelerador de partículas do mundo. O CERN anunciou hoje(7 de Agosto de 2008) que a primeira tentativa para pôr o gigante acelerador em funcionamento será feita daqui a 33 dias.
LHC ring anelOrçado em 4 biliões de euros, o acelerador é a maior máquina do planeta, trata-se de um anel com 27Km de extensão construído por baixo da terra, a 100 m de profundidade, e com um total de 9300 magnetos supercondutores no seu interior que irão gerar as forças electromagnéticas necessárias para produzirem a desejada aceleração das partículas ao longo do anel.
LHC colider colisor
Alguns cientistas acreditam que “este equipamento pode provocar uma catástrofe de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir a Terra”:
Os cientistas Walter Wagner e Luiz Sancho acreditam que este equipamento pode provocar uma catástrofe de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir a Terra. Para tanto, corre um processo na corte do Havaí tentando impedir a experiência, até que haja uma total comprovação de que não haja riscos. Outrossim, acusa-se o CERN de não ter realizado os estudos de impacto ambiental necessários. No entanto, apesar das alegações de uma suposta criação de um buraco negro, o que de fato poderia ocorrer seria a formação de strange quarks, possibilitando uma reação em cadeia e gerando a matéria estranha, esta possui a característica de converter a matéria ordinária em matéria estranha, logo gerando uma reação em cadeia na qual todo o planeta seria transformado em uma espécie de matéria estranha.
Apesar das alegações “catastróficas”, físicos teóricos de notável crédito como Stephen Hawking e Lisa Randall, além de vários outros físicos e engenheiros, afirmam que tais teorias são meramente absurdas, e que as experiências foram meticulosamente estudadas e revisadas, e que logo, estão sob controle.
Wikipedia
O LHC irá acelerar feixes de protões e depois fá-los-á colidir em quatro pontos distintos produzindo uma enorme energia e luminosidade em que se espera observar o Bóson de Higgs (também chamado de Partícula de Deus) e assim confirmar o modelo padrão das partículas elementares.
Irá contar com aproximadamente 2 mil físicos de 35 países e dois laboratórios autónomos, o JINR (Joint Institute for Nuclear Research) e o CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire).
Bem… resta-nos esperar que o mundo ainda exista a 10 de Setembro… e que a humanidade possa passar a contar com mais um grande instrumento para explorar os limites daquilo que sabemos acerca do universo.
Veja este vídeo interessante que explica o que é o Bosón de Higgs (ou a Particula de Deus):
Veja também essas reportagens sobre o Bosón de Higgs:
Fonte:
http://designinteligente.blogspot.com/2008/08/partcula-de-deus.html
http://press.web.cern.ch/press/PressReleases/Releases2008/PR06.08E.html