Uma animação mostra um surpreendente e assustador resultado do aquecimento global. O vídeo apresenta como a Terra ficaria se todo o gelo do mundo derretesse por conta do aquecimento do planeta.
Em 2015, a NASA revelou que os oceanos da Terra estão subindo mais rápido do que o esperado. A agência espacial projetou que o nível do mar suba, pelo menos, 90 cm nas próximas décadas. Isso seria suficiente para deslocar milhões de pessoas em todo o mundo, deixando desabrigados e causando uma verdadeira crise mundial.
Contudo, se a tendência atual de derretimento do gelo terrestre persistir e todas as geleiras polares do planeta derreterem, as consequências podem ser ainda piores. Caso isso aconteça, a estimativa dos pesquisadores é que a água dos oceanos suba aproximadamente 65,8 metros.
Diante desses dados, a equipe de vídeo do Business Insider criou um mapa animado que leva os espectadores a um tour virtual pelos continentes, a fim de mostrar qual seria a realidade do planeta se todas as geleiras derretessem.
O resultado do vídeo é aterrador. Todas as ilhas baixas e as cidades já embarcadas, como Veneza, desapareceriam rapidamente. Na Ásia, grandes cidades como Calcutá e Xangai também seriam consumidas pelos oceanos, afetando diretamente uma população de mais de 19 milhões de pessoas.
O território dos Estados Unidos também ficaria muito menor do que é hoje. O Estado da Flórida, por exemplo, sumiria do mapa.
Consequências do aquecimento global
O que é mais chocante é que este mapa não é algum tipo de projeção improvável, mas sim um risco real para o futuro do planeta Terra. Os cientistas já estimam que o planeta não terá mais áreas de gelo permanente no futuro.
Assista:
De acordo com uma matéria da National Geographic, publicada em 2013, provavelmente levaria pelo menos 5.000 anos para derreter os 20,8 quilômetros cúbicos de gelo que existem na Terra. Ainda assim, essa é uma preocupação constante, já que o aquecimento global e suas consequências vêm se intensificando ano após ano.
Para alguns pesquisadores, o aumento do nível do mar seria a menor das preocupações humanas. Com a temperatura média do planeta podendo atingir cerca de 26,6 graus Celsius, ao invés dos 14,4 graus Celsius atuais, as consequências para a vida vegetal e animal seriam destruidoras.
Por enquanto, parece que estamos falando apenas de projeções, mas a verdade é que a sociedade precisa mudar seu comportamento hoje para tentar minimizar os prejuízos do futuro.