No jogo do amor e do sexo, uma pele bonita pode traçar a linha entre vencedores e perdedores: as mulheres acham homens com uma cor de pele saudável mais atraente do que aqueles com um rosto masculino, mostra nova pesquisa.
Estudos anteriores sugeriram que as mulheres heterossexuais buscavam homens com rostos viris – ou seja, aqueles com ossos da face proeminentes, sobrancelhas pesadas e um rosto relativamente longo com a linha do maxilar definida. Este seria o tipo de homem mais atraente, especialmente durante a ovulação. Há tempos pesquisadores têm proposto que as mulheres instintivamente escolhem homens com características masculinas, porque essas características são uma indicação de boa saúde, que seria então passada ??para seus filhos.
No entanto, Ian Stephen, um psicólogo da Universidade de Nottingham, na Malásia, já havia descoberto que a pele “dourada” é também uma indicação natural de boa saúde, e que as pessoas tendem a achar que esta aparência é mais atraente. Assim, fica a pergunta: as mulheres preferem um cara com a pele dourada ou um homem com cara de macho?
Para descobrir, Stephen e seus colegas tiraram fotografias de 34 homens brancos e 41 homens negros. Eles mediram a cor dos rostos e utilizaram um programa de computador para avaliar a masculinidade das faces.
“Nós usamos uma técnica de computador para comparar matematicamente a forma dos rostos dos homens a uma amostra semelhante de rostos de mulheres das mesmas populações”, disse Stephen, em comunicado.
Os pesquisadores mostraram as fotos para 32 mulheres brancas e 30 mulheres negras, que então avaliaram quão atraentes os homens eram.
Os cientistas descobriram que a masculinidade facial não era tão importante como o tom de pele para as mulheres em cada grupo étnico. Elas não viram uma associação entre masculinidade e atratividade, mas destacaram a associação entre o tom de pele e a atratividade.
No entanto, embora a cor dourada tenha sido muito importante na classificação das mulheres, elas não parecem se importar tanto com esse traço em homens de outras etnias. Os pesquisadores sugerem que as mulheres sejam incapazes de detectar diferenças de tom de pele relativamente sutis em homens de outras raças.
Os tons dourados na nossa pele provavelmente vêm dos pigmentos carotenóides das frutas e verduras em nossa dieta, Stephen explicou, acrescentando que os pigmentos vegetais são relacionados à promoção da saúde e da fertilidade.
“Nosso estudo mostra que ser saudável pode ser a melhor maneira para os homens se tornarem mais atraentes”, disse ele. “Nós sabemos que é possível conseguir uma cor de pele com aparência mais saudável comendo mais frutas e legumes, de modo que isso seria um bom começo.”
O estudo foi publicado na edição de janeiro da revista Evolution and Human Behavior.
Fonte: Livescience