No dia 18 de fevereiro de 2014, o Asteróide 2000 EM26 atingiu o ponto mais próximo do planeta Terra. A rocha de 270 metros de largura viajava a 47 mil km/h e foi considerado potencialmente perigoso para o planeta pelos cientistas.
O asteróide passou bem próximo da Terra e chamou a atenção da imprensa internacional. De acordo com o jornal britânico “The Guardian”, a rocha espacial conhecida como 2000 EM26 alcançou a distância mais próxima da Terra, 3,4 milhões de km, o equivalente a 8,8 vezes a distância entre nosso planeta e a Lua.
Segundo a agência Reuters, mesmo com essa distância, o corpo celeste foi considerado um objeto potencialmente perigoso para o nosso planeta. O fato ocorreu mais de um ano depois da Rússia ter relatado a queda de um meteorito na região de Chelyabinsk. Na época, a queda do corpo celeste deixou mais de mil pessoas feridas.
O Asteróide 2000 EM26 foi acompanhado pelo observatório astronômico Slooh e por vários centros de pesquisa do mundo. A transmissão dos eventos durou cerca de 52 minutos. Físicos e astrônomos de várias partes do planeta comentaram o evento. Imagens de telescópios de Dubai foram analisadas para se obter mais informações sobre o asteróide.