Cientistas da Austrália estão apostando em um enorme telescópio para monitorar a Próxima Centauri, a estrela mais perto do nosso Sistema Solar e que está possivelmente em uma área habitável. Nosso vizinho solar é a grande promessa de vida inteligente extraterrestre.
A Próxima Centauri é uma estrela anã, localizada a apenas 4,25 anos-luz da Terra. As primeiras informações dão conta de que essa estrela está na órbita de um planeta semelhante à Terra, chamado de Próxima b. Os cientistas acreditam que este planeta tenha água em estado líquido. O próximo salto é descobrir se ele pode ser habitável.
O telescópio Parkes, da Austrália, pretende realizar uma varredura para tentar encontrar civilizações desconhecidas no espaço. Esta é a primeira colaboração da Austrália com o Breakthrough Listen, um esforço global de US$ 100 milhões para investigar ativamente a possível existência de vida alienígena inteligente.
Segundo informações do The New York Times, o projeto Breakthrough Listen foi lançado em 2015 pelo bilionário investidor tecnológico Yuri Milner. Os defensores internacionais do projeto incluem o renomado físico Stephen Hawking, o astrônomo Frank Drake, o Lord Martin Rees, da Universidade de Cambridge, e Ann Druyan, viúva do astrônomo Carl Sagan.
Procurando por galáxias escondidas
O grande radiotelescópio australiano vai permitir que os cientistas escutem sinais de outras civilizações. Os cientistas acreditam que os telescópios mais poderosos da Terra são a melhor chance que a humanidade tem de responder à questão se estamos ou não sozinhos no universo.
John Reynolds, diretor de programa da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization, disse que não está convencido de que o projeto Breakthrough Listen fará história, mas ressaltou também que todo esforço de busca por vida inteligente fora da Terra não é inútil.
Apesar de a chance de encontrar seres extraterrestres ser pequena, os pesquisadores afirmam que essa ciência é real e necessária para responder às diversas questões e curiosidades sobre o universo.
Via Huffington Post.