Um chimpanzé da Rússia, chamado Zhora, teve que ser enviado para a reabilitação por conta de seu vício em bebida alcoólica. O animal, que vivia em um zoológico russo, passou a fumar e a beber de forma compulsiva depois que diversos turistas inconsequentes ofereceram cigarros e bebidas a ele.
Zhora se tornou viciado em tabaco e alcoólatra por culpa dos próprios visitantes, que não respeitaram as regras do zoológico. O vice-diretor da instituição, Nadezhda Yeutushenko, disse que a equipe do zoológico de Rostov sempre pede aos turistas que não ofereçam nada aos animais, mas a ordem tem sido desrespeitada.
Yeutushenko também disse à imprensa russa que Zhora ficava atrás de três cercas, mas, mesmo assim, os visitantes jogavam cigarros e bebidas para ele. Zhora agora foi transferida para uma cidade diferente, para fazer um tratamento de reabilitação.
Os funcionários do zoológico culpam os visitantes pelos vícios do animal. “As pessoas riem quando veem um animal bebendo álcool e fumando”, dizem eles. O que elas não conseguem enxergar, no entanto, é que isso é prejudicial para a saúde e o bem-estar do animal. “Beber e fumar são hábitos cruéis, que prejudicam a saúde do animal, e muitos não entendem isso”, disse um funcionário do zoológico.
O chimpanzé russo deve permanecer na reabilitação até que esteja livre dos vícios. Os funcionários do zoológico disseram que será possível curar os hábitos de fumar e beber cerveja adquiridos pelo animal.
Antes de viver no zoológico, Zhora era um macaco de circo, mas tornou-se agressivo e foi transferido para a cidade russa de Rostov. Na unidade, o animal teve filhotes e aprendeu a desenhar com canetas marca texto.
Infelizmente, a bebida e os cigarros estavam arruinando a vida do animal. Zhora foi transferida para a cidade de Kazan, que fica a cerca de 800 quilômetros a leste de Moscou. O animal vai continuar em tratamento de reabilitação até que fique completamente bem.
Veja também: