Uma gata ficou famosa nos Estados Unidos por causa do seu instinto maternal e coragem. A bichana, chamada Scarlett, viveu entre junho de 1995 e 11 de outubro de 2008. Ela morava com sua família em uma casa no bairro do Brooklyn, em Nova York.
A fama do animal ganhou o mundo depois que ela salvou todos os seus filhotes durante um incêndio. A gata empenhou todos os seus esforços para tirar seus gatinhos de um ambiente em chamas. Os filhotes faziam parte de sua primeira ninhada e foram responsáveis por fazer de Scarlett a gata de maior destaque nos Estados Unidos, sendo responsável pela maior angariação de fundos para a entidade North Shore Animal League.
Scarlett salvou os filhotes do incêndio que ocorreu em 1996. A heroína conquistou reconhecimento mundial depois de resgatar seus cinco gatinhos do fogo. A gata viveu por aproximadamente 13 anos depois deste incidente e acabou morrendo em decorrência de doenças.
Logo após o incêndio e a fama instantânea, Scarlett foi adotada por uma família do Brooklyn. A ascensão de Scarlett ao estrelato começou em uma garagem abandonada deste mesmo bairro, onde ela estava cuidando de sua ninhada. O incêndio aconteceu em março de 1996.
Os bombeiros avistaram Scarlett, que, apesar das queimaduras nos olhos, ouvidos e rosto, saiu da garagem em chamas carregando cada gatinho para fora do prédio em total segurança. As pessoas que estavam na cena afirmaram que a gata cutucava cada gatinho com o nariz para ter certeza de que todos estavam vivos.
A gatinha foi severamente queimada no salvamento dos seus filhotes. Seus olhos estavam fechados pelo inchaço provocado pela fumaça, suas orelhas e patas queimadas, e seu pêlo ficou totalmente chamuscado. Depois de salvar os gatinhos, ela foi tocar cada um de seus gatinhos com o nariz para garantir que todos eles estivessem lá, pois o inchaço nos olhos a impediu de vê-los, e então desmaiou inconsciente.
Relato do bombeiro David Giannelli, que resgatou a gata.
Ela encontrou todos os seus filhotes no meio do fogo que tomou conta do ambiente. Depois do resgate heroico, a gata e seus filhotes foram levados para a North Shore Animal League, instituição que cuida de animais. Por causa da fama internacional, a gata Scarlett acabou se tornando personagem de um livro, chamado “Scarlett salva sua família”. Ela também foi citada por programas de televisão, como por Oprah Winfrey e pela CNN. Apesar de todo o seu esforço, um gatinho acabou morrendo um mês depois do incêndio, mas os outros quatro sobreviveram e também foram adotados.
A história da gata Scarlett tocou os corações de pessoas em todo o mundo. Ela recebeu centenas de cartas de pessoas que queriam adotar os gatinhos e foi preciso estabelecer um comitê da North Shore Animal League para escolher três famílias que ficariam com os animais.
Scarlett foi considerada uma gata especial durante toda a sua vida. Depois do incêndio, ela teve que passar por uma cirurgia para reconstruir a pálpebra esquerda, que ficou mais queimada. Ainda assim, viveu saudável e ativa.