Ciências

Cientistas descobriram um novo tipo de gelo dentro de diamantes

O material foi encontrado em diamantes extraídos da Terra Profunda. Saiba mais!

Pesquisadores fizeram uma descoberta incrível. Eles conseguiram encontrar um novo tipo de gelo dentro de diamantes extraídos das profundidades da Terra.

Com isso, os cientistas também descobriram a presença de água presa no interior de diamantes do subsolo. Esse tipo de estudo é feito por geólogos, com o auxílio de alta tecnologia.

Este novo conhecimento fez com que os cientistas cogitassem que o planeta Terra tem muito mais água do que sejamos capazes de prever. Isso exigiria um recálculo da quantidade total de água que o nosso planeta retém.

Os pesquisadores fizeram a descoberta analisando a maneira como os raios X difratavam através de diamantes coletados no sul da África, China, Zaire e Serra Leoa. As moléculas de água encontradas nesses diamantes foram espremidas em uma forma sólida de gelo, formada por água salgada que havia ficado presa nas rochas na região que fica abaixo do manto chamado de zona de transição.

ANÚNCIOS

As moléculas de água abaixo da zona de transição foram mantidas sob pressão dentro de falhas na matriz de átomos de carbono do cristal de diamante. O aperto dessas moléculas de água fez com que elas se estruturassem de forma diferente, transformando-as em gelo.

Conheça o gelo-VII

O material descoberto foi chamado de gelo-VII. Embora tenha sido produzido em laboratório usando recipientes pressurizados, esta é a primeira vez que se mostra que o gelo-VII existe no mundo natural, sendo oficialmente um mineral.

ANÚNCIOS

Com base na análise da equipe sobre os diamantes, as moléculas de água devem ter ficado presas na forma líquida e se mantiveram em uma região que fica entre 610 e 800 quilômetros abaixo da superfície do planeta. Essa é a primeira grande evidência de que existe água a esta profundidade em nosso planeta, provavelmente como um fluido salgado.

Ter a confirmação de que a água corrente realmente existe nessas profundezas é um bom começo e faz com que os pesquisadores se questionem sobre quais seriam os outros segredos escondidos no mundo.

O estudo feito sobre essa descoberta apresentou detalhes sobre a possibilidade de termos águas encapsuladas em diamantes nas profundezas da Terra. Essa forma de água em alta pressão, chamada gelo-VII, surge em áreas profundas do planeta, na zona de transição onde os minerais estáveis ​​têm alta capacidade de armazenamento de água.

Suspeita-se que regiões ricas em água no manto mais profundo da Terra desempenhem um papel fundamental no balanço global da água e na mobilidade dos elementos geradores de calor em nosso planeta. A pesquisa foi publicada no periódico Science.

Fonte: Science Alert.

Veja também:

Por que planeta Terra, se aqui tem mais água do que terra?

Mineradora encontra o maior diamante do mundo no Canadá

Sobre o Autor