O nevoeiro é resultado da umidade do ar, ou do vapor da água presente na atmosfera. A névoa que se forma pela manhã é resultado da água que passa do estado gasoso para o estado líquido.
O nevoeiro é caracterizado por um aglomerado de gotículas de água, que dão origem a um tipo de nuvem que fica muito perto da superfície terrestre. O nevoeiro surge a partir do resfriamento do ar durante a noite.
O nevoeiro se forma pela suspensão de gotículas de água numa camada de ar próxima ao chão. Assim, o nevoeiro pode ser considerado uma nuvem que surge em contato com o solo.
O nevoeiro é mais comum em lugares frios, úmidos e elevados, como em serras e montanhas, mas ele também pode acontecer em cidades grandes.
Os nevoeiros resultam em muitos problemas para os aeroportos. Quando a neblina é muito densa, os aeroportos fecham ou precisam do auxílio de aparelhos para pousos e decolagens.
De uma maneira geral, o nevoeiro é classificado como uma nuvem de água que se forma devido à queda da temperatura e à condensação do vapor d’água junto ao solo.