O desenvolvimento do nosso sistema muscular ocorre a partir de estímulos recorrentes a determinadas partes do corpo. Para isso é preciso ter um plano intenso de treinamento, mas o que pouca gente sabe é que o verdadeiro crescimento dos músculos se dá durante o repouso.
Um treinamento intenso deve gerar estímulos suficientes para quebrar as fibras musculares para que durante a reconstrução elas fiquem mais fortes e maiores. Se o ritmo de esforço for maior do que o tempo que o corpo leva para se recuperar acaba ocorrendo perda de massa muscular. Por isso, o descanso é a parte mais importante do treino.
Dormir bem é o grande segredo, pois é durante o sono que os músculos se recuperam. Para conseguir uma boa noite de sono, evite ingerir muitos líquidos no período da noite, isso irá evitar que você acorde para urinar.
Evite tirar sonecas durante o dia e procure estabelecer uma rotina com horários fixos para dormir e acordar, isso irá colocar seu corpo no ritmo ideal e evitar o cansaço. O ideal para a maioria dos adultos é uma noite de sono entre 7 e 8 horas, mais do que isso pode acarretar perda muscular por falta de alimento.