Os tipos de alimentos consumidos antes de exercitar os músculos influenciam muito seu rendimento. Nutricionistas e profissionais na área de educação física afirmam que durante o exercício físico o tecido muscular sofre alterações devido ao fluxo sanguíneo e o aumento de substâncias como a noradrenalina e a adrenalina.
Visando preservar as reservas de energia, o consumo de carboidratos é recomendável antes da musculação. O que acontece é que o ritmo desses exercícios de alto impacto é tão alto, que o corpo se torna incapaz de usar as reservas de gordura e acaba atacando o estoque de glicogênio armazenado no fígado e nos músculos.
Consumir carboidratos antes de malhar é uma forma de melhorar o desempenho, reprimir os hormônios catabólicos e garantir resultados satisfatórios.
Outra estratégia é apostar nas proteínas de fácil absorção como fator que irá fornecer aminoácidos aos músculos, convertendo o fluxo sanguíneo a seu favor.
Tão importante quanto saber quais os tipos de alimentos recomendáveis antes de malhar é saber quais alimentos evitar. De modo geral, o consumo de gordura deve ser evitado, a não ser em exercícios de resistência física. Nesse caso, dê preferencia para as gorduras chamadas essenciais, como óleo de peixe ou linhaça.