As mentiras geralmente têm um efeito importante em nosso corpo. Quando mentimos, nosso pulso se acelera, dilatam-se as pupilas e a pressão arterial muda, é por isso que o detector de polígrafo ou de mentira é utilizado para medir alterações fisiológicas no corpo, como a frequência respiratória, frequência cardíaca, pressão arterial, a resposta galvânica da pele, as alterações nas pupilas e, em alguns casos, a atividade cerebral.
Para poder enganar o detector de mentiras, você deve primeiro entender como isso funciona. Vamos começar com o básico. Você deve saber que uma vez conectado ao polígrafo, a primeira coisa que seus examinadores farão é registrar a linha de base de seus sinais vitais.
Eles então fazem uma série de “perguntas de controle” que são ligeiramente relacionadas com a questão que estão investigando, por exemplo: “Você já mentiu para sair do problema?” ou “Você já cometeu um crime?”. A maioria das pessoas responderá “não” a essas questões, mas os examinadores assumem que a resposta de pelo menos uma das questões de controle será um “sim” sincero. Assim que o examinado diz uma mentira, por menor que seja, envolve uma mudança na máquina de polígrafo, que simplesmente serve para comparar reações e modificações no organismo que permitem identificar as mentiras do examinado.
Após as questões de controle, os questionamentos relevantes começam. É neste momento que o polígrafo executa o teste, comparando as respostas fisiológicas (respiração, pressão sanguínea, coração e taxas de transpiração) com as reações às questões relevantes. Se as reações mencionadas forem menos bem sucedidas do que as das questões de controle, o examinado é considerado mentiroso.
Essencialmente, a mentira de uma examinada conta apenas se ele tiver uma reação maior do que a sua mentira de controle. Aqui é a chave para passar no teste: altere sua frequência cardíaca e respiração, pressão sanguínea e nível de suor enquanto responde questões de controle. O objetivo será filtrar a resposta fisiológica às questões de controle para que, em comparação, suas respostas aos questionamentos relevantes pareçam ser verdadeiras.
Leia também:
As 10 mentiras mais usadas pelos patrões nas demissões de funcionários
3 Mentiras Mais Usadas No Mundo
8 verdades extremamente honestas que você precisa ouvir
Mas como conseguir isso? A opção clássica é sentir dor de forma discreta, sem que ninguém perceba. Em outras palavras, beliscar-se seria muito óbvio. Que outra forma existe? Traga um objeto afiado para colocar dentro de seu sapato, como um alfinete, e pressione-o ao responder aos questionamentos. A dor de fazer isso fará com que a maior parte de suas reações fisiológicas se intensifique e sua resposta provavelmente será lida como uma mentira.
Mas e se os examinadores mandarem tirar os sapatos? Os autores sugerem que você tenha em sua mente pensamentos emocionantes ou assustadores enquanto você reconhece uma questão de controle. Você também pode morder sua língua, porque como dissemos anteriormente, a dor induz uma resposta fisiológica semelhante à mentira.