A Boeing é uma empresa que foi fundada na cidade de Detroit, nos Estados Unidos. A inauguração aconteceu no dia 1 de outubro de 1881. O responsável pelo nascimento da empresa foi William Edward Boeing, formado em Yale, umas das mais tradicionais universidades do mundo. Antes de criar a empresa, ele trabalhava em uma indústria de estruturas de madeira. Este conhecimento foi fundamental para o desenvolvimento do seu projeto.
Junto com George Conrad Westervelt, seu amigo, Wiliam queria criar, para uso na Primeira Guerra Mundial, um hidroavião de alto padrão. Em 1916, o modelo criado por eles, chamado de B&W 1, levantou voo e foi bem aceito pelos militares, que encomendaram cerca de 50 aviões conhecidos como C-4, da então recém-criada Boeing Airplane Company.
Nos períodos de crise no mercado de aviação pós-guerra, em 1918, a Boeing enfrentou muita dificuldade para sobreviver e expandiu sua área de atuação, fabricando móveis, bancadas, aparadores e até barcos.
Mesmo em um cenário de dificuldade, a empresa lançou, em 1919, o avião Boeing B-1, um modelo bem pequeno, para apenas 2 passageiros e 2 membros da tripulação, já contando o piloto.
Em 1920, mais um modelo foi lançado, foi a vez do Boeing 8, um modelo trimotor que acomodava 12 passageiros. A Boeing saiu na frente quando, em 1927, através da Boeing Air Transport, passou a realizar o serviço de correio aéreo em áreas importantes, como as cidades de Chicago e San Francisco.
Em 1929, outra novidade, a aeronave 80 A, com capacidade para 18 passageiros e com uma aeromoça a bordo, o que era então uma novidade.
Em 1933, a United Airlines, empresa de grande porte, fez a encomenda de 60 aeronaves Boeing 247, um avião moderno, que poderia chegar à Austrália em “apenas” 85 horas, o que era um recorde para a época.
A Boeing surpreendeu mais uma vez, em 1938, quando mostrou ao mercado a primeira aeronave com cabine pressurizada. Isso possibilitava voar em até 6.100 metros de altura com segurança e menos turbulência.
Boeing Stratocruiser comprado pela United Airlines – Boeing Magazine, 1949. Crédito da foto: Smithsonianmag.
Para atender à Pan American Airlines, a Boeing inventou um hidroavião conhecido como Clipper, que tinha a capacidade de transportar até 74 pessoas e com uma estrutura diferente, até com sala de jantar e suíte para noite de núpcias.
Boeing 314, California Clipper, 1940
Na época da Segunda Guerra Mundial, a empresa fabricou diversos modelos para atender o mercado americano, como o 377 Stratocruiser e o B-29, este último usado para jogar as bombas atômicas no Japão. Outros aviões que chamaram atenção na guerra foram o C-97 e o KC-97.
Depois da guerra, a Boeing conseguiu acessar estudos e tecnologias alemãs sobre aerodinâmica e propulsão, responsáveis pela construção dos modelos B-47 Stratojet e bombardeiro B-52.
A Boeing também aprimorou sua indústria aeroespacial, principalmente nos anos 60, quando o primeiro modelo Boeing aterrissou no Brasil, a aeronave Boeing 707, vendida para a Varig.
Boeing 707 Varig, 1960
A Boeing não parou de crescer para atender o mercado de aviação comercial e, em 1965, lançou o 737,o modelo mais comercializado na história da aviação.
Até 1990, a Boeing participou de diversos projetos com o governo dos EUA, além de fornecer ao mercado novas versões do 737 e outros modelos, como o 767. Na década de 90, a empresa viu a sua concorrente Airbus ganhar o posto de liderança na comercialização de aviões comerciais. A virada se iniciou em 1997, com a produção de caças militares, como F-18 e F-15, além do Boeing 717.
F-18 Hornet
F-15 Eagle
Uma inovação da Boeing para lidar com a concorrência foi o lançamento do modelo Sonic Cruiser, um modelo supersônico para a linha comercial. Embora repleto de tecnologia, o avião não ganhou apelo comercial e a Boeing trabalhou com outros modelos mais populares para sobreviver no mercado, como:
- Boeing 777
- Boeing 737
- Boeing 747
- Boeing 787 Dreamliner
A nova cartada da empresa foi a fusão com a Embraer, em 2018, para ganhar mais produtividade na fabricação de jatos para atender a aviação regional.
Leia: Curiosidades sobre a Embraer
A Boeing em números
A sede da Boeing fica em Chicago, Illinois. O faturamento da empresa em 2017 foi de US$ 93.3 bilhões, com lucro de US$ 8.1 bilhões. A Boeing está em mais de 150 países ao redor do planeta. São cerca de 140 mil funcionários e 760 aeronaves fabricadas em 2017. Estima-se que, em todo o planeta, exista mais de 10 mil aviões da Boeing realizando atividades civis e militares.
Veja também: