A Airbus é uma grande fabricante de aviões, uma das potências mundiais, reconhecida por diversos modelos de aeronaves, em especial pelo A330 e A380. Sua fundação aconteceu em 18 de dezembro de 1970, feita pelos visionários Roger Berteille e Henri Ziegler, resultado da união da Deutsche Aerospace, da Alemanha, e da Aerospatiale, da França.
A empresa já chamou a atenção logo no lançamento, o A300, com capacidade para até 300 passageiros e grande autonomia de voo. Este modelo teve o seu primeiro voo feito em 1974, de Paris para Londres.
A empresa cresceu mesmo após o programa “fly before you buy”, feito pela empresa aérea dos EUA Eastern Airlines, que, em 1977, investiu mais de U$ 770 milhões na empresa, na compra de mais de 50 aviões.
Outro sucesso de fabricação da empresa foi o A 310, para mercados regionais e logo começou a trabalhar com aviões maiores, para grandes distâncias, com o sucesso do A340, que bateu um grande recorde quando rodou o globo terrestre fazendo somente uma escala no percurso.
O grande nome responsável pelo sucesso da empresa europeia foi Noël Forgeard, que tocou a reorganização da companhia, marcada pela influência de diversos processos. Foi ele o responsável por sanar a falta de identidade empresarial e reestruturar os mais de 5 idiomas “oficiais” em seus procedimentos.
Novos sucessos foram lançados pela empresa, como o espaçoso A340-600, com capacidade para cerca de 400 passageiros, distribuídos em até 3 classes. Logo depois, veio um grande jato, o A380, o maior avião de todos os tempos, lançado em 2007.
Duas datas próximas também foram marcantes para a história da Airbus:
- Em 2008 foi inaugurada a fábrica chinesa;
- Em 2010 foi entregue o avião de número 6 mil da história da Airbus.
Quantos modelos de avião a Airbus produz?
Atualmente, a Airbus fabrica 14 tipos de aviões. O nome dos aviões fabricados pela Airbus também segue um padrão interessante, sempre com a letra A e alguns números. Tudo isso tem um significado:
- A letra “A” é usada para identificar o fabricante, a Airbus;
- O primeiro número é usado para identificar a série do modelo;
- O segundo número é usado para identificar quem fez o motor do avião;
- O terceiro número é usado para identificar a versão do motor do avião.
Assim, temos, por exemplo, o modelo A320, sendo que 2 é usado para a série do produto. Já o número 3 serve para determinar quem produziu as turbinas, enquanto que o número 0 serve para mostrar, finalmente, a verão das turbinas.
Para montar os aviões, a empresa faz quase uma volta ao mundo com sua produção distribuída por inúmeros países, porém a montagem final é feita em Toulouse, na França, ou em Hamburgo, na Alemanha.
Para fabricar cada modelo, são necessários cerca de 12 meses. Para ser mecânico de aviões da empresa, é necessário ter um treinamento específico de 4 mil horas. Os pilotos, precisam de cerca de 40 dias de formação específica em Miami, Toulouse e Pequim.
Além da fabricar modelos para aviação comercial, a Airbus também trabalha com uma linha militar, incluindo os modelos AIRBUS A400M, Transall C-160 e Hercules C-130.
Site oficial: www.airbus.com.
A sede mundial da Airbus fica em Toulouse, na França. São cerca de 50 mil funcionários e mais de 20 fábricas espalhadas por países no mundo inteiro.
Veja também: