Tecnologia

Curiosidades sobre a Xiaomi

Confira algumas curiosidades sobre a fabricante chinesa Xiaomi!

A Xiaomi é a mais nova queridinha entre as empresas de tecnologia do mundo, fabricante de smartphones que caiu no gosto dos brasileiros e que tem conseguido obter uma fatia considerável do mercado e conquistado clientes em vários lugares do mundo. Veja quais são as principais curiosidades sobre a Xiaomi agora mesmo!

Quais são os celulares mais vendidos da marca no mundo e no Brasil?

Os modelos de smartphones da Xiaomi mais vendidos no Brasil e no mundo são os seguintes:

  1. Xiaomi Redmi Note 8
  2. Xiaomi Mi A3
  3. Xiaomi Redmi Note 7

História da Xiaomi

Criada em 2010, a Xiaomi foi fundada por oito amigos chineses, em Pequim, na capital do país. Lei Jun foi um dos fundadores e é o CEO da empresa. Xiaomi quer dizer pequeno arroz em chinês!

Xiaomi, aliás, tem uma importância significativa para os chineses:

ANÚNCIOS
  • O pequeno arroz é respeitado no budismo, por ser um alimento nutritivo e sólido;
  • Na Guerra de 1937, os chineses lutaram contra o Japão com rifles e Xiaomi, ou seja, com um pouco de arroz para se alimentar.

Em 2010 e 2011, a Xiaomi lançou seu primeiro smartphone, o Xiaomi Mi1 e fez o lançamento da sua interface própria para Android. Depois, vieram várias gerações de Snadragon, sendo que todas fizeram muito sucesso.

A linha Redmi foi lançada em 2014, com aparelhos mais baratos. No mesmo ano, foi apresentado ao mercado o Xiaomi Mi 4, com incrível suporte de filmagem 4K, 64 de memória interna, 2 GB de RAM, entre outros atrativos.

Números de recordes da Xiaomi

Os números da Xiaomi impressionam não apenas pela imponência e pelo volume, mas principalmente pelo fato de a empresa ser nova, fundada em 2010. Só para comparar, a Apple foi fundada em 1976!

ANÚNCIOS

Pois bem, a Xiaomi está no Guiness Book com o recorde de abrir 500 lojas na Índia em apenas um dia. Dá para imaginar?

Outro recorde foi o sucesso de vendas na promoção de aniversário de 2014, quando em apenas 24 horas foram comercializados 2,11 milhões de aparelhos.

Os sucessos numéricos colocaram a Xiaomi na posição número 11, entre as maiores empresas do mundo, segundo a Fortune. Em 2018, os valores foram os seguintes:

  • Lucro líquido: US$ 2 bilhões
  • Ativos: US$ 2,1 bilhões

Motivo do sucesso no Brasil

Um dos principais motivos do sucesso da Xiaomi no Brasil é o preço acessível de aparelhos de ótima qualidade. Para isso, o lucro líquido dos hardwares fica limitado em, no máximo, 5%. O anúncio foi feito por Lei Jun, o próprio presidente da empresa. E isso acontece não só com os smartphones, mas também com outros produtos. O sucesso é a relação direta entre a qualidade dos produtos e o valor mais barato cobrado por eles!

Mesmo assim, a empresa demorou para se consolidar no território brasileiro. A Xiaomi começou a operar por aqui em 2015, vendendo alguns modelos de smartphones, como o Xiaomi Red Mi 2, mas, em 2016, fechou as unidades brasileiras, pois a marca vendeu menos da metade do número de aparelhos calculados para serem comercializados no mundo. De 70 milhões de unidades, as vendas caíram para 40 milhões.

Produtos que eles vendem

Na loja oficial da Xiaomi, você verá duas linhas de smartphones para comercialização:

  • Linha Mi Smartphones
  • Linha Redmi Smartphones

Mas a empresa comercializa outros produtos também, como os populares Smartwatches Xiaomi, que possuem um design bem interessante, discreto e moderno (e muita tecnologia, é claro)!

A Xiaomi também vende fora do Brasil uma linha completa de Smart Devices, ou dispositivos inteligentes, tais como:

  • Caixa de Som
  • Fone de Ouvido
  • Malas para viagem
  • Mi TV projetor de imagens
  • Mouse portátil
  • Câmera
  • Patinete elétrico
  • Entre outros!

A empresa é mais uma gigante do mercado chinês e está em evidência no mundo por sua alta tecnologia, design qualificado e preços acessíveis!

Veja também:

Curiosidades sobre a China

Sobre o Autor

Juliana Miranda

Redatora curiosa e criativa, escrevo textos que instigam a mente, conectam ideias e despertam o interesse pelo conhecimento