Fatos curiosos sobre a Radiação serão mencionados mais abaixo. Mas uma das maiores curiosidades sobre a Radiação é que ela tem o poder de salvar uma vida, assim como destruí-la, na mesma proporção. Esse fato se explica da seguinte forma: uma pessoa que está sofrendo de uma doença grave que é o câncer, ela precisa passar por tratamentos e, desses tratamentos, um deles tem como base a radiação.
Se por um lado a radiação é benéfica, a ponto de ajudar a eliminar as células cancerígenas do corpo, a exposição do corpo à radiação pode justamente causar câncer. Num ciclo quase contraditório, a Radiação se mostra para o bem e para o mal. Só resta “utilizá-la” na dosagem certa.
Vamos a mais curiosidades sobre a Radiação:
1 – Viajar de avião aumenta exposição à radiação
Exatamente isso. Viajar de avião aumenta a exposição do corpo à radiação. Isso se dá porque, quando estamos em altas altitudes, elas oferecem menos proteção ao corpo e o avião tem muitos poucos recursos que são capazes de proteger os passageiros da chuva de energia eletromagnética. Um voo de Nova York até Londres oferece aos passageiros a mesma quantidade de radiação que uma raio-x no tórax oferece.
2 – Brinquedo que emitia radiação
Nos anos 50, havia um brinquedo chamado Laboratório de Energia Atômica Gilbert U-238 que continha fontes de radiação de baixo nível, além de quatro amostras de urânio. Seu preço era de U$ 49,50.
3 – Menor exposição dentro de um submarino
Os tripulantes de um submarino nuclear ficam menos expostos à radiação do que a maioria das pessoas na Terra. Isso porque a radiação é menor no fundo e conta com a blindagem proporcionada pela água.
4 – Fumantes mais expostos à radiação
Os fumantes, além de sofrerem com todos os males presentes no cigarro, ainda sofrem maior exposição à radiação, isso porque o isótopo radioativo polônio-210 está presente na fumaça do tabaco que vem dos ingredientes dos fertilizantes que são utilizados na sua produção.
5 – Usina de Chernobyl ainda emite radiação
Quase 31 anos depois do acidente na Usina de Chernobyl, ela ainda segue emitindo radiações, o que pode causar um colapso na estrutura e causar ainda mais emissões de radiação.
Materiais capazes de aguentar a radiação
Demron
Uma empresa norte-americana desenvolveu um tecido que é mais eficiente que o chumbo na proteção contra a radiação. Chamado de Demron, o tecido não utiliza metais pesados, como o chumbo para bloquear os raios-x, é um tecido não tóxico que é produzido entre duas camadas de tecido comum.
Ele é feito de polietileno e polímeros à base de PVC, presos entre duas camadas finas de tecido comum.
Espuma metálica
A Universidade da Carolina do Norte realizou uma pesquisa e descobriu que espumas metálicas são eficazes no combate à radiação de nêutrons, bloqueios de raio-x e raios gama.
Os pesquisadores testaram o desempenho da blindagem contra vários tipos de radiação de raios gama. Acabou-se descobrindo que a espuma obteve um bom desempenho no bloqueio de raios gama de alta e baixa energia.
Você sabia?
1 – Uma folha de papel interrompe a radiação alfa
2 – Uma folha de alumínio interrompe a radiação beta
3 – O chumbo contém qualquer tipo de emissão de radiação
4 – São necessários somente de 6 a 8 quilos de plutônio para construir uma bomba de alto poder de destruição!