Quando o verão começa a se aproximar todo mundo decide entrar em forma. Nesse momento, aparecem as dietas malucas e os atletas de final de semana.
Mas dieta paleolítica não é uma simples dieta. E sim uma mudança de estilo de vida para um mais saudável. Se hoje temos a agricultura para fornecer nosso alimento, antes não era bem assim.
Uma dieta, que tem atraído muitos adeptos, é a chamada Dieta Paleolítica. Essa dieta tem como princípio comer somente os alimentos que realmente fazem parte da natureza do homem. Isso quer dizer que a melhor dieta para o homem é aquela que era seguida por nossos ancestrais pré-históricos.
Teve uma época na história da humanidade que só comíamos o que caçavam. Alguns dos pesquisadores mais importantes do mundo constataram o seguinte. Nessa fase paleolítica tínhamos mais saúde e energia que hoje.
O que contrariava o que muitos pensavam. Para ter uma ideia, hoje temos mais pessoas com doenças e debilitadas que na era paleolítica.
A dieta paleolítica tem esse nome por ser a mesma dieta que seguiam as pessoas dessa época na humanidade. Baseada somente em alimentos antes da criação da agricultura.
Esse tipo de cardápio é discutido desde 1985, quando um artigo publicado no The New England Journal of Medicine, levantou a hipótese de que o genoma humano não teria se adaptado aos alimentos industrializados.
Mas afinal, o que a dieta paleo. Muito utilizada por pessoas famosas de todo mundo. Criada pelos nossos ancestrais há milhares de anos tem de tão especial? O que podemos comer que tinha antes da criação da agricultura?
Consulte: Período Paleolítico
A dieta paleo consiste em comer apenas aquilo que podemos caçar, matar, colher ou tirar da terra. Essa dieta tem feito sucesso nos Estados Unidos, onde está sendo estudada por professores da Universidade Estadual do Colorado.
Veja também: Dieta Low Carb
Nesse artigo vamos responder essas perguntas e mais outras sobre a dieta paleolítica. Acompanhe até o final. Vamos primeiro no que você pode comer:
Alimentos para a dieta Paleo
No período paleolítico, as dietas seguidas pelos humanos incluía carne de baleia, peixe, frutas, caças, raízes e folhas. Assim, a dieta paleolítica moderna defende a ausência de grãos, óleos extraídos de sementes e de produtos processados e artificiais. Os leites e seus derivados também estão fora do cardápio.
Como a dieta é baseada em como os nossos ancestrais comiam. Os principais alimentos da dieta são carnes e peixes de preferência que foram criados naturalmente.
Alguns nutricionistas apontam que essa dieta é uma das mais apropriadas para o organismo humano. Os alimentos da dieta paleo precisam ter uma procedência natural, ou seja, são alimentos orgânicos e carnes de animais de pasto.
É importante destacar a diferença por exemplo de uma vaca que pasta por exemplo de uma vaca que só come ração. Outro exemplo é um peixe criado em cativeiro para um pescado.
A principal diferença é quantidade de nutrientes como ômega 3, ômega 6 e a proteína produzidas entre os dois tipos. Além de alimentos que eram caçados que são os principais da dieta paleo. Frutas também podem ser amplamente consumidas.
Alimentos proibidos na dieta paleolítica
De uma maneira geral, a dieta paleo é formada apenas por raízes e tubérculos, como batatas, aipim e carnes. Os alimentos plantados, como cereais e leguminosas; e os industrializados são banidos.
Sementes, trigo, laticínios e industrializados são alimentos proibidos na dieta paleo. Açúcar também é outra substância que deve retirada da sua dieta gradativamente.
As sementes são alimentos que possuem propriedades anti nutrientes. O trigo e o laticínio foram produzidos após a humanidade começar a agricultura. Os industrializados são péssimos para saúde por conter diversos conservantes e químicos.
O açúcar é uma substância conhecida pelos seus males ao organismo e por fazer termos mais barriga por exemplo. É só pararmos para entender que a fase da humanidade que mais tínhamos saúde naturalmente não comiamos nenhum desses alimentos.
Principais benefícios da dieta Paleo para saúde
Baixo índice glicêmico
A dieta ancestral tem um baixo índice glicêmico em seus alimentos. Isso ajuda o organismo de diversas maneiras. Primeiro ajuda a combater a retenção líquida que é conhecida por ser aquele inchaço indesejado na barriga.
Além de combater a diabetes e melhorar a captação dos carboidratos pelo organismo. A dieta paleolítica permite trocar o açúcar pelo mel sem problemas.
Os seguidores da dieta paleolítica acreditam que o trigo é um dos principais vilões da alimentação moderna. Para eles, o trigo é o responsável pela obesidade, diabetes e a artrite reumatoide.
Uma dieta pouco inflamatória
Alimentos industrializados e anti nutrientes como as sementes. Podem causar o aparecimento de diversos problemas de saúde. Entre os principais são:
- Diabetes
- Câncer
- Alzaimher
- Infarto
A dieta paleolítica é uma dieta conhecida por ser pouco inflamatória. Isso por sí já previne todas as doenças neurodegenerativas.
A dieta paleo favorece a hipertrofia?
Funciona e muito para ganhar massa magra. A ingestão de alimentos ricos em ômega 3, proteína e ômega 6. Trazem benefícios como o aumento do GH e da testosterona. Isso faz o nosso corpo emagrecer mais rápido.
Além disso a perda de gordura corporal é notória em praticantes da dieta. Por tudo isso a dieta já poderia ser uma boa alternativa. Porém outro grande benefício é o aumento de energia e disposição.
Outra grande parte da saúde dos nossos ancestrais estava em práticas de atividades. Para caçar ou fugir do perigo o ser humano era obrigado a fazer alguma atividade.
Hoje não é mais questão de vida e morte, porém é de muito importante alinhar a dieta a alguma atividade física.
EXEMPLOS DE CARDÁPIO
- Café da manhã
– Café sem açúcar, uma banana e um omelete com 2 ovos. - Almoço
– 150 gramas de carne, tomate com batatas cozidas. - Jantar
– 150 gramas de frango, legumes refogados.
Saiba mais sobre a dieta Paleo
Entrevista da Nutricionista especializada na dieta paleolítica, Lara Nesteruk
Cardápio para Dieta Paleo da Nutricionista Lara Nesteruk
Cetose
Em definição, a cetose é um estado normal (saudável) do metabolismo, que ocorre quando há ausência de glicose e o organismo usa os depósitos de gordura como fonte de energia.
Descoberto pelo Dr. Alfred Bauer no ano de 1962, indica um estágio no catabolismo onde o fígado transforma gorduras em ácidos graxos e corpos cetônicos usados como fonte de energia corporal, podendo ser induzida por um longo jejum ou em dietas de baixas calorias.
Saiba como medir se você está queimando gordura corporal
Utilizado o teste Keto-Diabur-Test 5000 / Accu-Check:
A coloração escura indica se você está tendo progresso ou não na queima de gordura corporal, veja:
Bula do teste de cetose – Keto-Diabur-Test 5000: “Os corpos cetônicos (acetoacetato, acetona) ocorrem na urina como resultado da quebra acentuada de gordura corporal em dietas de redução de peso ou como resultado de uso insuficiente de glicose devido a deficiência de insulina. Em dietas de redução de peso, a presença de corpos cetônicos é sinal de êxito.”
A dieta paleolítica também incentiva um consumo elevado de carnes. Vale lembrar que, antes de tentar qualquer dieta, é necessário consultar um médico ou nutricionista.