A gravidez é um momento de grande alteração no corpo, mas será realmente possível passar por todas essas alterações sem perceber em nenhum momento? A maioria das mulheres (ou homens trans) se da conta logo de que algo esta errado e, após um exame simples, confirma a gravidez. Isso acontece porque o corpo, geralmente, oferece uma grande quantidade de “sintomas”.
Embora não seja uma doença, nem deva ser tratada clinicamente como tal, a gravidez proporciona uma onda de mudanças muito intensas no corpo. Logo nas primeiras semanas, por exemplo, existem as náuseas (que acabam sendo o sinal mais forte), mas também dores no corpo, aumento das idas ao banheiro, dor nas mamas, cansaço, excesso de saliva, tontura, sono em excesso, aumento das mamas e também da sensibilidade nelas, dentre outros. Já a partir da semana 18, a gestante pode começar a perceber as movimentações do feto.
Como foi descrito acima, a gravidez pode oferecer uma série de sinais de que algo esta mudando no corpo, mas não é obrigatoriamente assim. Muitas gestantes passam por esse período com sintomas mínimos, muitas vezes nem percebem. No entanto, existe uma marca da gravidez que acaba sendo difícil de ignorar: a falta de menstruação.
Por mais que estejam totalmente sem nenhum outro sintoma, as gestantes geralmente percebem que não estão menstruando e então procuram um médico. Mas será possível engravidar e continuar menstruando? A resposta exata para essa pergunta é não; no entanto, o corpo pode confundir a mulher. Isso porque é possível, ao longo da gestação, sofrer alguns sangramentos. Embora seja incorreto chamar o sangramento de menstruação nesses casos, para quem não faz ideia de que esta gravida.. a presença de sangue pode se passar por menstruação.
É comum?
Esse tipo de situação, embora seja perfeitamente possível, não costuma acontecer com tanta frequência. Não é à toa que casos assim acabam chegando aos jornais e gerando repercussão. Neste mesmo mês, por exemplo, uma situação exatamente assim se tornou notícia e viralizou nas redes sociais da cidade de Niterói, no interior do Rio de Janeiro.
Uma jovem, chamada Letícia Senna, procurou o hospital sentindo cólicas e descobriu que estava, não apenas grávida, mas entrando em processo de parto. Em seus relatos e entrevistas, Senna explica que não sentiu absolutamente nenhuma alteração no corpo que a fizesse suspeitar da gravidez, apontando até que estava menstruando normalmente. Quando procurou o hospital, Senna chegou a suspeitar que estivesse no estágio inicial de uma gravidez, mas não fazia ideia do que realmente estava acontecendo.
Esse é um caso mais recente, mas casos semelhantes acontecem com alguma frequência. São casos que provam que é possível, sim, engravidar e não perceber. No entanto, esse tipo de situação é considerada relativamente rara. Geralmente, em casos assim, existe a preocupação com o bebê porque a gestante não passou por absolutamente nenhum exame pré-natal.
Por mais curioso que seja imaginar esse tipo de situação, é algo que acontece e que pode acontecer com qualquer mulher, especialmente se não estiver esperando a possibilidade de engravidar – porque, nestes casos, a suspeita demora a surgir.