Cotidiano

É verdade que alguns cosméticos podem causar câncer?

Alguns cosméticos apresentam potencial cancerígeno e devem ser utilizados com cautela.

A vaidade excessiva pode trazer consequências negativas para a vida de qualquer pessoa. Pesquisas indicam que alguns cosméticos, por exemplo, podem causar câncer quando utilizados prolongadamente.

Em toda a história, os cosméticos estiveram associados à beleza feminina. Na Inglaterra, por volta de 1500, existiam cosméticos feitos de chumbo e mercúrio, que ajudavam a clarear a pele, mas levavam ao aparecimento de várias doenças em razão das características tóxicas desses elementos.

O tempo passou e a indústria da beleza se modernizou, mas ainda existem alguns cosméticos que contém substâncias químicas, com riscos de toxidade. Assim, fique atento a este texto e a todos os potenciais riscos que os cosméticos podem trazer para a saúde.

Vale lembrar que pessoas sensíveis a corantes, aldeídos e metais devem pesquisar profundamente os produtos antes de optar por algum cosmético.

ANÚNCIOS

Cosméticos e substâncias que podem ser prejudiciais à saúde:

Chumbo: essa substância pode estar presente nas tinturas de cabelo. O chumbo é um elemento que pode causar câncer ou intoxicações.

O chumbo pode ser absorvido pelo organismo por inalação, ingestão de alimentos e via dérmica – quando presentes em batons, cosméticos e tinturas. O chumbo também pode causar irritação, dor de cabeça, fraqueza muscular, formigamentos, diarreia, entre outros problemas.

ANÚNCIOS

Amônia: essa substância também está presente em tinturas de cabelo. A amônia pode irritar o trato respiratório.

Parabenos: esse elemento é potencialmente cancerígeno e está presente nos desodorantes.

Formol: o componente da escova progressiva pode causar queimaduras nas vias respiratórias quando inalado, irritação dos olhos e também apresenta potencial cancerígeno.

Toluenos e formaldeídos: essas substâncias estão presentes nos esmaltes e podem causar alergias e irritações na pele.

Sobre o Autor