Um relatório internacional, lançado no dia 21 de setembro de 2014, apontou que as indústrias do mundo lançaram um recorde de emissões de carbono na atmosfera em 2013. Os países com o maior nível de poluição foram China, Estados Unidos e Índia.
De acordo com o estudo, foram emitidas 36,1 bilhões de toneladas métricas de dióxido de carbono (CO2) em 2013, o que corresponde a uma alta de 2,3% em relação a 2012. As emissões de CO2 são provenientes, em grande parte, de ações como a queima de carvão, petróleo e gás.
A pesquisa foi lançada em razão da realização da cúpula das Nações Unidas sobre o clima, que acontece em Nova York. Os dados foram levantados por pesquisadores de vários países do mundo dentro do projeto Carbono Global. O estudo foi publicado nas revistas científicas “Nature Geoscience” e “Nature Climate Change”.
Segundo Glen Peter, cientista que participou da pesquisa, o mundo está indo na direção errada, pois a previsão é que as emissões de CO2 para 2014 subam 2,5%. Vale lembrar que o dióxido de carbono é o principal responsável pelo aquecimento global.
As emissões de CO2 na China, Estados Unidos e Índia aumentaram de forma alarmante no último ano. Já entre os países que conseguiram diminuir sua emissão de gases poluentes, o destaque ficou para a Espanha, que teve um decréscimo significativo.
Os cientistas da pesquisa acreditam que o planeta Terra ficará 1,1 ºC mais quente nos próximos 30 anos por causa do aumento das emissões de gases poluentes na atmosfera.