Problemas cardíacos estão certamente na lista daqueles que a maioria das pessoas tem medo de descobrir. Por ser um sistema primordial, baseado em um órgão vital, essa é uma área do organismo humano que precisa funcionar bem. Um problema cardíaco pode ser fatal em muitos casos, especialmente quando se desenvolve de forma silenciosa e acaba sendo descoberto tarde. Não por menos, é importante estar atento a sinais de que as coisas não estão indo bem.
Existem muitos sinais “claros” de que algo pode não estar certo. Tratam-se daqueles sintomas clássicos, que a maioria das pessoas já associa a problemas cardíacos, como: dor no peito, falta de ar, queda de pressão, pico de pressão, etc. Mas a lista pode ser muito maior e incluir alguns sintomas que podem surpreender, como indica um relatório publicado pela Associação Americana do Coração.
O relatório aponta quais são os principais sintomas observados em seis doenças cardiovasculares. Além disso, o relatório também aponta alguns sinais que não são comumente associados a problemas cardiovasculares, mas que podem ser um indicativo de que algo esta errado. Doença arterial periférica, distúrbios do ritmo cardíaco, acidente vascular cerebral, doença valvular, insuficiência cardíaca e ataque cardíaco são algumas das principais doenças associadas ao sistema cardiovascular.
Conforme explica a doutora Corrine Y. Jurgens, “os sintomas dessas doenças cardiovasculares podem afetar profundamente a qualidade de vida, e uma compreensão clara deles é fundamental para um diagnóstico eficaz e decisões de tratamento“. Conforme explica a doutora, alguns problemas que podem estar associados a problemas cardiovasculares muitas vezes acabam sendo ignorados. São problemas como fadiga, ganho de peso, distúrbios do sono e até mesmo depressão.
Entenda alguns sinais que costumam passar despercebidos, mas que podem indicar problemas cardíacos:
Ataque Cardíaco
Quando o assunto é ataque cardíaco, a maioria das pessoas sempre pensa em dor no peito. Essa dor é geralmente descrita como uma dor aguda que pode irradiar para ombros e até mandíbula. No entanto, os sintomas “atípicos” podem incluir ainda: tontura, náuseas, fadiga incomum, suor frio e até falta de ar.
Insuficiência cardíaca
Nesse caso, o sintoma mais conhecido é geralmente a falta de ar. No entanto, o relatório aponta que disfunção cognitiva, distúrbios de humor, insônia, dor, intolerância a exercícios físicos, cansaço, vômitos, náuseas, dor de estômago e até perda de apetite também podem ser sintomas.
Doença da válvula cardíaca
Essa é uma doença que, em seu quadro leve, muitas vezes pode se desenvolver de forma silenciosa. Muitas pessoas nem sequer sentem sintoma algum, mas o mais comum é geralmente a falta de ar. O relatório aponta que hipertensão pulmonar pode se somar aos sintomas.
AVC
O acidente vascular cerebral é muito identificado pela paralisia parcial do corpo, incluindo o rosto. Alterações visuais, perda de equilíbrio ou coordenação, tontura e até confusão mental também podem aparecer.
Arritmias
Arritmias podem ser problemas muito comuns e geralmente associados a sintomas como palpitações e sensação de coração acelerado. Falta de ar, tonturas, cansaço, dor no peito, ansiedade, desmaio ou quase desmaio são listados no relatório como sintomas possíveis.
Doença arterial periférica e doença venosa periférica
Em muitos casos, esse problema acontece de forma silenciosa. Os sintomas comuns são dor nas extremidades durante a caminhada, que passa durante a caminhada. No entanto, o relatório aponta como atípicos os sintomas: cansaço, cãibras, síndrome das pernas inquietas e irritação da pele