Um novo estudo comprovou que o número de horas de trabalho influencia diretamente a saúde das pessoas. Uma longa jornada de trabalho pode aumentar o risco de doença cardíaca coronariana e de acidente vascular cerebral.
Uma revisão científica realizada com mais de 603 mil indivíduos indicou que longas horas de trabalho podem ser um fator de risco para o desenvolvimento de doenças. Os dados inéditos incluíram estudos realizados na Europa, na Austrália e nos Estados Unidos.
Os dados também levaram em consideração o perfil dos homens e mulheres pesquisados, como idade, sexo e nível socioeconômico. Em comparação com as horas normais de trabalho, de 35 a 40 h por semana, a carga profissional de mais de 55 h por semana foi associada a um aumento no risco de doença cardíaca da coronária e de acidente vascular cerebral. Este risco de acidente vascular cerebral manteve-se inalterado também em análises que abordaram outros fatores de risco.
Rotina Profissional
Segundo a pesquisa, os funcionários que trabalham longas horas têm uma chance maior de adoecerem. Por isso, é importante que as empresas concentrem mais atenção na gestão dos fatores de risco em indivíduos que trabalham muito.
A jornada de trabalho extensa está relaciona a elevados níveis de estresse, fator que pode ter influência no desenvolvimento de doenças do coração. Sendo assim, indivíduos que trabalham 55 horas ou mais por semana têm de 1 a 3 vezes mais riscos de sofrerem um acidente vascular cerebral ou problema cardíaco. Essa associação não variou entre homens e mulheres, nem no aspecto da localização geográfica.
Prevenção
Para prevenir a ocorrência das doenças cardíacas e do AVC é fundamental manter uma rotina livre de estresse e ansiedade. O trabalho deve ser feito durante o expediente, e não levado para a casa. É fundamental ter momentos de relaxamento e descontração durante a semana.
Além disso, a manutenção de hábitos saudáveis é de extrema importância. O pilar da saúde e da longevidade é formado por alimentação equilibrada, prática diária de exercícios físicos, controle do peso e rotina periódica de check-up médico. Converse com o seu médico e saiba como viver melhor!
Via The lancet.