Um estudo publicado em 14 de maio de 2015, pelo estudioso Tim Spector, tenta apresentar a verdadeira ciência que está escondida por trás do que nós comemos. Em seu livro sobre os mitos da dieta, ele tenta desvendar se os exercícios físicos realmente nos ajudam a perder peso, se deveríamos evitar alimentos ricos em gordura e quais são as vantagens e desvantagens das dietas baseadas no alto consumo de proteína, dieta paleo, low-carb, vegetariana e dietas mediterrânicas.
Além disso, o livro mostra como um ambiente livre de germes pode ser prejudicial para o desenvolvimento de uma criança e como os adoçantes artificiais afetam o corpo humano.
Na obra “O Mito da Dieta”, o Dr. Tim Spector, professor de epidemiologia genética do King College London, descreve como devemos entender o aconselhamento nutricional repassado por especialistas que oferecem opiniões tão conflitantes sobre questões de saúde e controle de peso.
Qual é o verdadeiro mito das dietas?
Para o Dr. Spector, ainda há muito o que nós não entendemos sobre o funcionamento do corpo humano. Muitos ensaios clínicos realizados por cientistas respeitáveis ainda tentam nos oferecer possíveis respostas para algumas das perguntas que nos fazem quebrar a cabeça.
Spector organizou o seu material em dezenove capítulos detalhados e bem escritos. O livro apresenta diversos tópicos, incluindo gorduras, proteínas, carboidratos, fibras, adoçantes artificiais, conservantes, cacau, cafeína, álcool, vitaminas e antibióticos.
O pesquisador afirma que não existe uma solução única para a obesidade, como uma fórmula que pudesse ser usada por todas as pessoas. Em vez disso, o autor lança muita luz sobre a importância da nutrição, da genética e sobre o papel das bactérias amigáveis para manter os seres humanos saudáveis. Os micróbios em nossos intestinos, os traços herdados de nossa família e os alimentos que comemos influenciam a forma como sentimos e vivemos.
A obra também aborda os mitos mais perigosos sobre as dietas modernas e explora os conhecimentos de diversos autores importantes no segmento da alimentação e da nutrição.
Spector fala sobre o benefício das gorduras e sobre sua insegurança em relação à carne vermelha. No contexto das dietas, o autor afirma que a melhor alimentação é a baseada na dieta mediterrânica, rica em grãos, legumes, frutas, peixes e azeites.
As opiniões do autor sobre as dietas são controversas, pois ele acredita que muitas pessoas seguem modismos no campo da alimentação, como se fossem uma espécie de religião. O autor ainda diz que as pessoas têm uma visão deturpada sobre o que é uma alimentação saudável.
A obra “O Mito da Dieta” é uma boa leitura para quem deseja abrir os olhos para entender melhor o que realmente nos traz saúde e longevidade. O livro é, na verdade, uma discussão aprofundada sobre a indústria da saúde.
Fonte: Amazon.