Ciências

Seres humanos têm um sexto sentido que indica que eles são observados

Grande parte das pessoas tem a sensação de estarem sendo observadas. Saiba mais!

Você já sentiu que existe alguém te olhando? Se esta sensação faz parte da sua vida, saiba que você não está sozinho. Uma pesquisa apontou que 94% das pessoas já experimentaram a sensação de estarem sendo observadas em algum momento da vida. Para os cientistas, essa sensação tem uma explicação.

Uma pesquisa recente revela que a mente humana prega peças. Segundo os pesquisadores, o cérebro tem um mecanismo inato que detecta e desloca nossa atenção. Os recém-nascidos, por exemplo, olham para os rostos com um olhar direto, como resultado de uma resposta fisiológica e psicológica.

Os olhos humanos são muito diferentes dos olhos de outras espécies. A área branca dos nossos olhos faz com que eles sejam mais fáceis de serem notados. Já os olhos mais escuros de outros animais são uma arma para afastar predadores.

O olhar humano é otimizado para a detecção do mundo ao redor. Assim, é mais fácil determinar se alguém está olhando para nós. Além disso, existem outras pistas que podem nos indicar se alguém está nos observando, e isso é possível graças a nossa visão periférica e à posição ou movimento da cabeça.

Até mesmo quando as pessoas estão usando óculos escuros, é possível perceber se elas estão nos observando por causa da leitura corporal. De acordo com o Dr. Harriet Dempsey-Jones, pesquisador de pós-doutorado em Neurociências Clínicas, do Departamento de Neurociências da Universidade de Oxford, os seres humanos vivem um efeito de detecção paranormal do olhar, que acontece quando atuamos como observadores. Um mecanismo inconsciente também nos leva a sentir os olhares alheios.

Se você sente que está sendo vigiado e se vira para verificar, o observador em seu campo de visão pode notar que você vai olhar a tempo de mudar a direção do contato visual. Situações nas quais isso acontece são memoráveis.

Os padrões de observação dos seres humanos são bastante interessantes. As pessoas autistas, por exemplo, passam menos tempo fixando os olhos dos outros; enquanto as pessoas socialmente ansiosas fixam mais os olhos do que aqueles com baixa ansiedade.

Ao que tudo indica, a visão humana é mais complexa e surpreendente do que imaginamos. Talvez, este seja o sentido mais apurado dos seres humanos e, até mesmo, o responsável por nos permitir acessar um sexto sentido, algo especial, misterioso e profundo.

Imagem: depositphotos / agsandrew

Sobre o Autor