Você já ouviu falar sobre a Falha de San Andreas? Esta é a mais famosa e perigosa falha geológica do mundo. Essa falha já acumula uma energia inacreditável há 300 anos e corre risco constante de sofrer um terremoto mortal.
Aliás, o último grande sismo que ocorreu na Falha de San Andreas foi em 1906, quando 3.000 morreram. Essa falha geológica está localizada nos Estados Unidos, mais especificamente na costa oeste, e tem cerca de 1.300 quilômetros de extensão.
Onde fica a Falha de San Andreas?
A Falha de San Andreas fica no Estado da Califórnia, cortando a região de norte a sul. Esta falha geológica está constantemente sendo monitorada e estudada por pesquisadores.
O último grande terremoto causado por esta falha registrou magnitude 7,8 e destruiu a cidade de São Francisco. Esta falha causa tanto medo e espanto que até virou roteiro para um filme de Hollywood. A seção sul da falha é a mais preocupante.
Leia também:
Verdades e mentiras, Falha de San Andreas
Existe possibilidade de terremoto?
De acordo com especialistas, a Falha de San Andreas corre um risco contínuo de novos terremotos. Caso isso aconteça, o cenário poderia ser assustador e devastador, com arranha-céus desmoronando, milhares de pessoas morrendo, formação de tsunamis na baía de São Francisco e a destruição total da ponte Golden Gate, um cartão-postal da Califórnia. Essas cenas de horror são apresentadas no filme San Andreas, lançado em 2015.
Durante a Conferência Nacional sobre Terremotos, que aconteceu em Long Beach, os cientistas afirmaram que a seção sul da falha de San Andreas está pronta para causar um terremoto de grandes proporções.
As projeções indicam que um novo terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter poderia destruir a cidade de Los Angeles, que concentra a maior população do estado. Seriam, pelo menos, 2 mil mortes, 50 mil feridos e prejuízos financeiros de US$ 200 bilhões.
Os pesquisadores acreditam que um novo terremoto deva acontecer nos próximos 30 anos. Outro risco real é de que um possível terremoto em San Andreas cause também o rompimento de outras falhas.
Sistema de Alerta contra Terremotos
Para prevenir os danos causados por um possível terremoto na Falha de San Andreas, os pesquisadores têm cobrado das autoridades a criação de um sistema de alerta de terremotos. Trata-se de uma rede de sensores que detecta o início do terremoto com 40 segundos de antecedência.
Essa informação ajudaria o governo a alertar as pessoas para que elas pudessem se proteger. Sistemas semelhantes já existem em países como Japão e México.