A Falha de San Andreas fica na Califórnia, nos Estados Unidos. Trata-se de uma falha geológica tangencial de 1290 km.
Essa falha geológica é famosa por apresentar grandes terremotos, como o que destruiu a cidade de São Francisco no ano de 1906.
Muitas verdades e mentiras rondam a existência da Falha de San Andreas. Existe uma crença popular de que um abalo sísmico provocado por essa falha poderia dividir o Estado da Califórnia em duas partes. Cientificamente, esse evento natural seria possível, mas só ocorreria de forma espontânea daqui milhões de anos.
Ao longo da história, a Falha de San Andreas se tornou conhecida no mundo inteiro. O terremoto do dia 18 de abril de 1906 foi resultado de um deslocamento da falha ao longo de 20 milhões de anos. Hoje em dia, a falha permanece presente na vida de muitas pessoas, principalmente de quem passa pela região de Tomales Bay.
Nos últimos anos, a Falha de San Andreas tem se movido horizontalmente. Em razão dessa falha, milhares de pequenos terremotos acontecem na Califórnia todos os anos, mas nada comparado ao terremoto de São Francisco, que deixou 700 mortos.
Veja ao trailer do filme Terremoto: A Falha de San Andreas:
É possível que outro grande terremoto aconteça dentro de vários anos, alcançando uma magnitude 5 ao longo da falha. Por isso, o Serviço Geológico dos Estados Unidos monitora constantemente essa região.