Um novo estudo afirma que disparar feixes de laser em ar úmido pode dar aos cientistas o controle sobre quando e onde a chuva vai cair.
Pesquisadores da Universidade de Genebra utilizaram lasers para criar gotas de água no ar, em um desenvolvimento que poderia eventualmente levar o homem a criar sistemas de controle do tempo. Embora a técnica, conhecida como laser-assistido para condensação de água, não funcione no ar seco cientistas foram capazes de gerar as gotas em condições de muita umidade sobre o rio Rhône, na Suíça.
As gotas criadas – com apenas milésimos de milímetros de diâmetro – passaram longe de serem suficientemente pesadas para cair como chuva, mas os especialistas esperam que, tornando-as centenas de vezes maior eles serão capazes de criar ou evitar a precipitação de chuvas nas condições certas. O método funciona, disparando feixes de laser para o ar, criando partículas de ácido nítrico, que se juntam a moléculas de água e as impedem de evaporar, de acordo com um estudo publicado na revista Nature Communications.
Se o processo é repetido em correntes de ar que sopram para as montanhas, os pesquisadores esperam que o ar esfrie o bastante para que as gotas aumentem de tamanho e possam cair como chuva.
Em contraste, usando o método para saturar o ar com partículas minúsculas da água poderia garantir que nenhuma gota cresceria o suficiente para cair em forma de chuva, ou seja, a chuva pode ser prevenida.
Tradução de Juliana Miranda.
Fonte: Telegraph