Ciências

Fusão Termonuclear

Entenda o conceito de fusão termonuclear!

A fusão termonuclear é um processo de reação nuclear, pela qual dois núcleos leves de átomos se combinam, formando um núcleo pesado. Esta reação normalmente envolve o hidrogênio e seus isótopos, o deutério e o trítio.

Durante essa ligação, acontece uma emissão de partículas. A reação libera uma grande quantidade de energia.

Como acontece a fusão termonuclear?

A reação da fusão termonuclear acontece quando existe a seguinte condição: temperatura muito alta, que separa o elétron do núcleo; massa gasosa formada por elétrons e átomos livres e confinamento do plasma, a fim de conservar a temperatura elevada.

ANÚNCIOS

No processo da fusão termonuclear, a reação leva à produção da energia. Isso é o que acontece no sol e nas bombas termonucleares, por exemplo, como no caso da bomba de hidrogênio. A energia é liberada no formato de raios gama e energia cinética, que criam o estado de plasma.

bomba de hidrogênio
Bomba de Hidrogênio

Durante as reações de fusão termonuclear, os núcleos de hidrogênio colidem e acabam se fundindo. A formação desse núcleo mais pesado é a garantia da liberação de uma enorme carga de energia.

ANÚNCIOS

A fusão termonuclear também é conhecida como fusão nuclear. As temperaturas extremamente elevadas são as principais características desse processo.

A fusão termonuclear também ocorre com as estrelas do universo, que passam por reações nucleares constantemente, até o momento em que explodem. Neste fenômeno, os núcleos das estrelas são acelerados e a energia leva à explosão da supernova. Nas estrelas, o tipo de fusão mais comum envolve hidrogênio e hélio.

Mais informações sobre a fusão termonuclear

Na fusão termonuclear, a fusão dos núcleos atômicos dá origem a um núcleo com número atômico maior. É preciso que este processo envolva muita energia e, como consequência, ele também libera mais energia do que consome. A fusão pode acontecer com elementos mais leves e com elementos mais pesados.

Apesar dos estudos avançados na área, até hoje os cientistas não conseguiram encontrar uma maneira de controlar a fusão nuclear.

É possível calcular a massa dos prótons e do núcleo de hélio na reação de fusão termonuclear. Ao longo dos últimos anos, os pesquisadores têm tentado gerar energia elétrica a partir de reatores de fusão (Tokamaks). Segundo estimativas, a fusão do deutério, isótopo do hidrogênio, é capaz de produzir a energia correspondente à queima de 20 toneladas de carvão. O potencial dessa geração de eletricidade poderia suprir a demanda de grandes cidades mundiais.

Sobre o Autor