Um dos comentários mais comuns quando um casal tem filhos é: “ah, as coisas eram boas ate a chegada das crianças”. Mas por que será que isso acontece de verdade?
A cultura da nossa sociedade é tão atrelada a função de ser pai e mãe (onde, a mulher e o homem acabam tendo papéis muito demarcados), que quando as crianças chegam, é normal que o casal esqueça de continuar um casal.
A rotina com a chegada dos filhos pode ser um desafio para o qual os casais nem sempre estão prontos. Isso gera tensão, afastamento, brigas… É muito comum que a chegada dos herdeiros gere problemas aos pais.
No entanto, ainda que as coisas realmente mudem com a chegada de filhos, a verdade é que as crianças não tem culpa. A responsabilidade acaba sendo mesmo dos pais, que devem administrar essa rotina de uma forma saudável para ambos, mas nem sempre conseguem fazer isso.
É aí que a história de Mike e Kristin se torna interessante. Mike escreveu um artigo onde explica porque a esposa é mais importante em sua vida do que todos os 8 filhos. Isso mesmo, os dois vivem uma relação de mais de 19 anos e são pais de 8 filhos adotivos.
A HISTÓRIA DE MIKE
Mike explica que tem o cuidado diário de passar tempo com a esposa. Então, todo dia por volta das 8h30 da noite, ele alerta suas filhas adolescentes de que esta quase na hora. As 9h, ele pede que as meninas deixem a sala.
Ele explica que as meninas até reclamam, mas que ele sempre deixa claro que precisa de um tempo de qualidade com a mãe delas, Kristin. Assim, por algumas horas, toda noite, eles tem tempo para conversar e se dedicar um ao outro.
Ele explica que trabalha muito, assim como sua esposa. Juntos, eles se dedicam muito aos filhos, mas sempre fizeram questão de ter tempo para namorar, conversar e se dedicar também um ao outro.
1. Um casamento saudável é a pedra angular do lar
“As crianças não são a base do nosso relacionamento. Elas desempenham um grande papel, mas não são a base da relação“, explica Mike. Ele acredita que seu relacionamento com a esposa, desde que saudável, é o que realmente sustenta a família.
“Você tem toda a responsabilidade e as crianças escolhem seu caminho com base no exemplo“, explica Mike.
2. Antes deles, havia “nós”
Mike faz questão de lembrar que a relação começou antes da chegada das crianças. “Começamos toda essa coisa de família. Então tivemos nossos lindos filhos. Claro, estamos felizes por tê-los. Mas nosso casamento é sagrado. E temos que fazer de tudo para protegê-lo“, ele narra.
3. Depois deles, seremos “nós”
Por mais especial que seja a experiência de criar uma família, Mike sabe que os filhos crescem e deixam o ninho. Por isso, para que o relacionamento entre ele e a esposa continue saudável, forte e íntimo, eles precisam trabalhar nisso sempre, diariamente, desde agora.
Sendo assim, as crianças não podem ser a prioridade na relação. Dentro de alguns anos, elas vão criar suas próprias famílias.
4. Precisamos criar um exemplo para o futuro
Por fim, Mike explica que cabe a ele e a esposa criar um exemplo no qual seus filhos possam se inspirar, e confiar.
No final do dia, todos tendemos a estar cansados e tensos. E sim, seus filhos precisam de você, eles são muito importantes. Não é seu hobby, nem seus amigos, nem seu trabalho. E você deve se preocupar com eles. Mas cuide primeiro de seu relacionamento. Quando os filhos veem que seus pais se amam, têm certeza de que os pais os amam. Mas o mais importante é que eles tenham confiança em si mesmos e no mundo ao seu redor.