Recentemente foram realizados estudos na Suécia com o objetivo de analisar os hábitos de consumo e de atividades diárias de homens e mulheres. Os resultados aplicados à análise da pegadaecológica de cada um, refletem que os homens serão potencialmente os mais poluidores.
Desde hábitos de condução, atividades ligadas ao trabalho, entretenimento e atividades domésticas, são momentos que destacam as diferenças entre sexos na contribuição para o aquecimento global, sendo o estado civil de cada um dos fatores influenciadores nesses mesmos hábitos.
Algumas dessas diferenças indicam os homens como os mais poluidores e maiores consumidores de energia:
-> Devido ao gosto que a maioria dos homens têm pelo mundo automobilístico, são os que gastam mais horas dirigindo, sendo assim, emitindo grandes níveis de carbono;
-> São também os homens que, ao dirigirem demoram mais tempo para chegar ao destino final, quando não sabem o caminho, pois demoram a perguntar ou são desatentos ao lerem a sinalização de trânsito.
-> As mulheres solteiras gastam menos energia do que os homens na mesma situação;
-> Os homens consomem mais energia devido a passarem mais tempo em atividades como jogos e atividades de produtividade;
-> No entanto, em contradição, são os homens os que mais se preocupam com questões ambientais em comparação com as mulheres. E são as mulheres que mais energia gastam quando são as responsáveis por tarefas domésticas.