A Google esta há cerca de 12 anos trazendo o sistema operacional Android para o Brasil. São anos de inovação e lançamentos, mas será que você se lembra de todas as versões lançadas até hoje? Provavelmente não, mas tudo bem, afinal foram várias!
Mergulhe nessa linha do tempo e se lembre do começo do Android no Brasil, ainda em aparelhos super limitados e que hoje deixaria até mesmo crianças com uma enorme frustração.
Cupcake (Android 1.5)
Em 2009, chegava ao Brasil a primeira versão do android voltado para telas inteiramente interativas. Naquela época, os aparelhos representavam uma verdadeira inovação e eram cobiçados. Hoje, olhando para trás, parecem aparelhos de outro século.
No mesmo ano, a primeira atualização do sistema foi divulgado: usuários puderam passar a desfrutar do Android Donut (1.6), que trazia algumas mudanças, mas ainda era limitado a tecnologia da época.
Eclair (Android 2.0)
No mesmo ano, a Google inovou novamente e trouxe uma terceira versão do android, batizado de Eclair. A principal inovação nessa nova versão foi a navegação no GPS do google maps.
Froyo (Android 2.2)
Chegamos em 2010, quando o android passou a reconhecer comandos de voz. A inovação foi bastante comentada, mas não chegou a cair no gosto dos usuários.
Gingerbread (Android 2.3)
Ainda estamos em 2010, mas agora os usuários possuem uma função inovadora: a gestão de bateria. A nova versão do android trouxe a transparência sobre o consumo de bateria, que apontava quais apps consumiam mais bateria e oferecia opções de economia. Foi nessa época que o controle de brilho de tela se popularizou, por exemplo.
Honeycomb (Android 3.0)
Nessa versão, lançada em 2011, o usuário passou a ter a opção de integrar as telas, como a tela inicial, dando a sensação de amplitude. Essa versão caiu como uma luva aos tablets, por exemplo, que traziam uma tela mais extensa. Além disso, o android passou a suportar animações mais exigentes.
Ice Cream Sandwich (Android 4.0)
Ainda em 2011, o android recebeu uma repaginada que simplificou um pouco mais a interface, tornando tudo mais agradável. Além disso, nessa nova versão, o usuário recebeu algumas funções, como a NFC, por exemplo.
Jelly Bean (Android 4.1)
A versão Jelly Bean, lançada em 2012, trouxe diversas atualizações para o sistema operacional. Além de mais fluído, simples e bonito, o sistema também recebeu algumas novidades.
Hoje o google assistente é muito popular, mas talvez você se lembre do Google Now. O serviço oferecia funcionalidade similar ao que existe hoje, mas bem menos sofisticado.
KitKat (Android 4.4)
Passados praticamente 5 anos desde o primeiro lançamento, a Google trouxe o KitKat, uma versão do android um pouco mais sofisticada. Foi nessa versão, que o usuário passou a desfrutar do comando “ok, google”.
Lollipop (Android 5.0)
Estamos em 2014, quando a Google disponibilizou o Lollipop, uma versão renovada de seu antecessor. Com traços mais finos e funções mais intuitivas, a versão recebeu boas avaliações e facilitou o uso.
Marshmallow (Android 6.0)
Estamos em 2015 e todo mundo quer acesso a nova versão do android. Em termos de funcionalidade, algumas mudanças, principalmente inovações na preservação da bateria e atualizações do Google Now.
Nougat (Android 7.0)
Em 2016, a versão 7.0 chegou e inovou o uso dos aparelhos. A versão oferece funções como o uso de apps lado a lado, além de novas praticidades. Ainda é possível encontrar aparelhos vendidos com esse sistema, para se ter ideia.
Oreo (8.0)
Se ainda existem aparelhos na versão 7.0, imagine a versão Oreo! Uma das novidades dessa versão foi a introdução da versão “Go” do android, que oferece a versão adaptada, geralmente utilizada em aparelhos de entrada, menos “potentes”.
Pie (Android 9.0)
Em aparelhos mais modernos, você provavelmente vai ter acesso ao Pie 9.0. Essa versão do android é muito mais sofisticada que sua antecessora, além de trazer correções e novidades.
Essa versão chegou em 2018 e ainda é a versão base de vários aparelhos vendidos atualmente.
Android 10 (Android 10)
A Google já se prepara para o lançamento da versão 11 de seu sistema operacional, mas até o momento a versão atual é a 10. Para esse novo ciclo, a empresa abandonou os nomes inspirados em doce e resolveu conferir uma nova interface ao sistema.