Tecnologia

Mainframes, os supercomputadores que gerenciam milhões de dados

Mainframes são os dispositivos tecnológicos, ou melhor dizendo, supercomputadores, que permitem o gerenciamento de grandes quantidades de dados. Veja!

A palavra “mainframe” pode não ser identificada por muitas pessoas, embora se refira a uma das mais importantes invenções da humanidade, porque são os dispositivos tecnológicos que permitem o gerenciamento de grandes quantidades de dados. Um mainframe é conhecido como um computador central, tornando-se um computador poderoso, muito grande e caro que é normalmente usado por grandes empresas.

Múltiplas funções

Esses grandes computadores centrais são capazes de gerenciar milhões de dados e executar milhões de instruções em questão de segundos. Eles podem continuar trabalhando sem precisar interromper suas funções, mesmo que precisem alterar um componente, para que não precisem parar ou reiniciar. É por isso que é usado por grandes empresas para gerenciar dados bancários, pagamentos, conexões, pesquisar e desenvolver novas tecnologias … Seu desempenho pode ser equivalente a dezenas ou centenas de computadores pessoais. Além disso, eles oferecem grande segurança no gerenciamento e processamento dos dados que eles usam.

A origem do mainframe remonta aos anos 60 e 70. Os primeiros fabricantes desses computadores centrais foram IBM, Control Data, Telefunken ou Siemens, entre outros. No entanto, a baixa demanda por esses terminais fizeram com que algumas empresas se retirassem do setor, se juntassem ou fossem adquiridas por outros.

mainframe

ANÚNCIOS

Logo, esses fabricantes perceberam que poderiam criar computadores menores. Assim, eles começaram a projetar os primeiros computadores pessoais destinados a um uso menos exigente e desenvolveram os modelos como os conhecemos hoje. Isso causou uma queda na demanda por computadores centrais, que passou a ser usada apenas por instituições financeiras.

Com a chegada da Internet na década de 1990, os computadores centrais foram novamente processados ​​para criar servidores da Web e gerenciar conexões de usuários.

Sobre o Autor