Cotidiano

Mais de 100 mil kg de lixo são retirados do oceano

Que a poluição é um problema de nível global, não é novidade para ninguém. Pelo contrário, esse é um assunto que já se tornou presente em muitos setores da sociedade. Em resumo, a questão é simples: se não formos capazes de diminuir os índices de poluição e desmatamento, fato é que estaríamos caminhando para o desgaste total do planeta e, consequentemente, o fim das condições para sobrevivência humana.

O problema nesse assunto é que, apesar de ser uma discussão bastante presente, a verdade é que não existem ações realmente contundentes para um combate ao desmatamento, a poluição. Apesar disso, da ausência do poder público muitas vezes, existem iniciativas que tentam amenizar os estragos. Essa é a missão da The Ocean Cleanup, por exemplo, uma empresa sem fins lucrativos que se dedica basicamente a coletar lixo do oceano.

Além disso, a empresa também se propõe a interromper a poluição dos rios, porque dessa maneira também impedem que a sujeira chegue até os oceanos. É um trabalho delicado que exige uma grande dedicação, mas que também gera alguns resultados impressionantes que chegam a ser emocionantes, como foi o caso da retirada de 100 mil quilos de lixo do oceano pacífico.

Conhecida como Grande Mancha de Lixo do Pacífico, essa área esta localizada entre o Havaí e Califórnia e possui dimensões expressivas. Segundo um estudo publicado na Scientific Reports, para se ter ideia, a área total da “grande mancha” é equivalente a três vezes o tamanho total da França, além de pesar aproximadamente o equivalente a 500 Boeing 747 (que pesa cerca de 183.500kg). Sem a ação humana direta para a retirada de todo esse lixo do oceano – que chegou lá graças a ação direta do ser humano – levariam séculos para que tudo fosse decomposto, uma vez que o plástico é a principal matéria encontrada.

A situação está pior a cada dia, encontramos uma quantidade de plástico impressionante e precisamos de medidas urgentes para acabar com o plástico que ocupa 1,6 milhão de quilômetros quadrados“, explicou ceanógrafo Laurent Lebreton, que integra o time da The Ocean Clean Up.

A empresa já atua há alguns anos na região e se dedica a limpeza do Oceano, no entanto, ano passado houve uma mudança no sistema. Essa mudança já proporcionou uma série de mudanças, como o aumento do total de lixo que é retirado diariamente. De agosto do ano passado para ca, ou seja, em menos de um ano, o novo sistema já foi capaz de retirar mais de 100 mil quilos de plásticos do oceano.

Boyan Slat, CEO e fundador da The Ocean Cleanup, comemorou os números mas também projetou ainda novas mudanças para o sistema usado. No ritmo atual, seriam necessárias cerca de 1000 recolhimentos para que a Grande Mancha tivesse um fim. “Agora que a nossa tecnologia está validada, estamos prontos para avançar para o nosso novo e expandido Sistema 03, que deverá capturar plástico a um ritmo potencialmente 10 vezes superior ao do Sistema 002, através de uma combinação de maior tamanho, maior eficiência, e maior tempo de funcionamento. A nossa transição para o Sistema 03 deverá começar em breve“, afirmou Slat.

Sobre o Autor

Roberta M.

Gosto de escrever sobre diversos assuntos, principalmente curiosidades e tecnologia. Contato: [email protected]